Prevenção à violência

Temos o compromisso de implantar um marco global de proteção em favor de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Para isto, nos empenhamos em unir e fortalecer as famílias, a comunidade, as escolas e os órgãos públicos responsáveis pela defesa dos direitos infantojuvenis.

Intervir para prevenir

Considerando que as nossas crianças e adolescentes devam ser protegidos e ter assegurados todos os seus direitos fundamentais, conforme o art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Instituto Tdh Brasil implementa, junto com escolas e instituições parceiras locais a Rota da Proteção contra qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes. Todas estas ações têm trazido direta ou indiretamente impactos positivos para o ambiente escolar e a comunidade.

Atuação na Escola

O Instituto trabalha em prol do fortalecimento das competências com a realização das formações com profissionais das escolas atendidas pelo projeto Mucuripe da Paz, em Fortaleza, e de outros estados do país, propondo um trabalho para que possam lidar positivamente com os casos, no sentindo de evitar a violência e construir uma cultura de respeito e paz.

Prevenção é dever de todos

Com os projetos desenvolvidos pelo Instituto Tdh Brasil, constatamos que para prevenir a violência, a realização do trabalho comunitário é fundamental no fortalecimento das habilidades dos adolescentes e jovens, das famílias, das lideranças comunitárias e das instituições públicas e organizações da sociedade civil que atuam na temática da infância e da juventude, para que de forma integrada, desenvolvamos ações de prevenção à violência e proteção às nossas crianças e adolescentes.

Ações do Projeto Mucuripe da Paz

Periodicamente, são realizadas diversas atividades, como oficinas e cursos de formação, círculos de diálogo, rodas de conversa, debates comunitários, eventos culturais como o Cantos de Paz, visitas domiciliares e reuniões com as instituições que compõem a Rede de Proteção à crianças e adolescentes do Grande Mucuripe, Fortaleza, onde o projeto tem atuação.

MAIS POSTS