Renato Pedrosa

Presidente

Renato Pedrosa

Renato Pedrosa

Presidente

Hoje, presidente do Instituto Terre des hommes Brasil, o advogado Renato Pedrosa é especialista em Mediação de Conflitos e tem como formação complementar MBA em Civil e Processual Civil pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Curso de Aperfeiçoamento em Democracia, República e Movimentos Sociais. Facilitador de práticas restaurativas, Renato Pedrosa trabalha há mais de 20 anos no instituto, tendo atuado em diversas temáticas, como criança em situação de rua, enfrentamento da violência sexual e justiça juvenil. Como chefe de delegação da Fondation Terre des hommes (Tdh) no Brasil, coordena e gerencia todas as atividades relacionadas com os projetos de Tdh no País: planejamento, gerenciamento de projetos, recursos humanos, finanças e administração, captação de recursos, trabalho de rede, segurança e política de proteção à criança (PPC).

Renato Pedrosa também supervisiona o trabalho das equipes de campo das bases operacionais de Tdh Brasil e oferece suporte aos seus parceiros locais, além de assegurar juntamente com a gestão a implementação e o desenvolvimento da estratégia de intervenção dos projetos de Tdh no Brasil. “Sou resultado do trabalho desenvolvido por Tdh Brasil, pois fui um dos beneficiários do projeto. Já passei por várias funções, desde auxiliar de escritório, educador social, assistente administrativo, coordenador jurídico e chefe de projetos. Assim, a minha motivação é fazer cumprir a missão institucional de Tdh”, ressaltou o presidente Renato Pedrosa.

Osmar Alves

Vice-Presidente

Osmar Alves

Osmar Alves

Conselheiro-Fiscal

Natural do Crato (CE), Osmar Alves Flôr concluiu o curso de Licenciatura em Filosofia, Pedagogia e Teologia. É pós-graduado em Gestão Educacional pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade Estadual do Ceará (Uuce) e técnico em Estatística. Atualmente, é pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Ipaporanga (CE), presbítero dioceano da Diocese de Crateús (CE), membro do Conselho Diocesano de Pastoral e assessor de estudos de movimentos sociais e pastorais populares. Osmar Alves já publicou vários livros sobre arte literária e é professor convidado de vários institutos.

Claudett Ribeiro

Conselheira-Fiscal

Claudett Ribeiro

Claudett Ribeiro

Conselheira-Fiscal

Mestra em Administração de Sistemas Educacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro e graduada em Direito e Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Claudett Ribeiro também concluiu o curso de especialização em Planejamento e Administração de Sistemas Educacionais pela FGV, Sociologia pela UFMA e tem formação em Desenvolvimento Internacional Partners of América: Washington/Guatemala/ParaguaiArgentina/Miami/Texas/México/Pensilvânia; e Santa Lucia (Caribe). Além da variada formação acadêmica, Claudett ainda participou do curso sobre Desenvolvimento Infantil pela Universidade de Haward, em Boston, nos Estados Unidos.

 

Autora do livro “Um educação para o povo”, ela já foi titular da Secretaria do Estado do Desenvolvimento e Comunitário (Sedesc), Secretaria do Trabalho (SET), Secretaria de Estado Extraordinária de Igualdade Racial (Seir), todas no Governo do Estado do Maranhão. Também presidiu a Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão (Funac) e os conselhos estaduais da Assistência e Igualdade Racial do Maranhão. Ao longo de sua carreira profissional, Claudett Ribeiro exerceu o cargo de diretora pedagógica da Fundação TV Educativa do Maranhão; foi professora do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão; assessora técnica do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), do Instituto da Infância (Ifan), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco Mundial, da Fundação Konrad Adenauer, do The American Friends Service Committee: Haiti; e da Fundação Josué Montello.