Renato Pedrosa

Presidente

Renato Pedrosa

Renato Pedrosa

Presidente

Hoje, presidente do Instituto Terre des hommes Brasil, o advogado Renato Pedrosa é especialista em Mediação de Conflitos e tem como formação complementar MBA em Civil e Processual Civil pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Curso de Aperfeiçoamento em Democracia, República e Movimentos Sociais. Facilitador de práticas restaurativas, Renato Pedrosa trabalha há mais de 20 anos no Instituto, tendo atuado em diversas temáticas, como criança em situação de rua, enfrentamento da violência sexual e justiça juvenil. Como chefe de delegação de Terre des hommes no Brasil, coordena e gerencia todas as atividades relacionadas com os projetos de Tdh no País: planejamento, gerenciamento de projetos, recursos humanos, finanças e administração, captação de recursos, trabalho de rede, segurança e política de proteção à criança (PPC).

O presidente Renato Pedrosa também supervisiona o trabalho das equipes de campo das bases operacionais de Tdh Brasil e oferece suporte aos seus parceiros locais. Juntamente com a sua equipe de gestão e a gestão da sede em Lausanne, na Suíça, ele assegura a implementação e desenvolvimento da estratégia de intervenção e o bom funcionamento dos projetos de Tdh no Brasil. “Sou resultado do trabalho desenvolvido por Tdh Brasil, pois fui um dos beneficiários do projeto. Já passei por várias funções, desde auxiliar de escritório, educador social, assistente administrativo, coordenador jurídico e chefe de projetos. Assim, a minha motivação é fazer cumprir a missão institucional de Tdh”, ressaltou o presidente Renato Pedrosa.

Anselmo de Lima

Vice-Presidente

Anselmo de Lima

Anselmo de Lima

Vice-Presidente

Anselmo de Lima é licenciado em Ciências Econômicas e Sociais pela Universidade de Fribourg, na Suíça. Pela Universidade Gama Filho (UGF), do Rio de Janeiro, concluiu o curso de Engenharia Civil, onde como engenheiro exerceu diferentes cargos na holding Rodio S/A, no Rio de Janeiro. Tm     bém trabalhou como assessor de controller geral da Sandoz, empresa suíça instalada no estado de São Paulo. Engajado por Terre des hommes em 1988 para coordenar um programa de desenvolvimento social e econômico no interior do Ceará, na região do Sertão dos Inhamuns, assumiu a partir de 1990 o cargo de delegado de Terre des hommes no Brasil, tendo exercido recentemente a coordenação do projeto regional de Justiça Juvenil Restaurativa, que reuniu cinco estados do Brasil (Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão e Pará). Atualmente, Anselmo de Lima preside o Instituto Terre des hommes Brasil.

Carlos Ricardo Stenders

Diretor-Financeiro

Carlos Stenders

Carlos Stenders

Diretor-Financeiro

Formado em Hautes Etudes Commerciales (Altos Estudos Comerciais), pela Universidade de Lausanne, na Suíça, e em Economia pela Universidade de Friburgo, na Suíça, Carlos Ricardo Stenders Neto possui extensa experiência profissional nas áreas de óleo e gás e energia e meio ambiente, tendo administrado empresas estrangeiras de várias origens com atuação no Brasil. Desde 2004, é diretor executivo da Sinopec Petroleum do Brasil Ltda., companhia do governo da China, que opera no Brasil, principalmente, com a Petrobras, desenvolvendo atividades na área de grandes projetos de infraestrutura voltada para o setor de energia e petróleo.

Carlos Ricardo já atuou como diretor de novos negócios entre os anos de 2000 a 2004 da TSL Engenharia Ambiental Ltda, empresa instalada em São Paulo, com desenvolvimento de processos de reciclagem e reaproveitamento de resíduos oleosos, bem como resíduos sólidos. Na Saleen Kunststoff GmbH Altena, empresa de origem alemã situada em São Paulo, trabalhou como gerente de vendas para o Brasil entre os anos de 1995 a 2000, com desenvolvimento de sistemas flexíveis de proteção de estruturas subaquáticas. Já na Biotec GmbH, empresa da Alemanha, atuou com desenvolvimento de parcerias na área de plásticos biodegradáveis para embalagens comerciais, principalmente, filmes plásticos para manufatura de sacos de supermercado.

Benedicto Benito Pinheiro

Conselheiro-Fiscal

Benedicto Pinheiro

Benedicto Pinheiro

Conselheiro-Fiscal

Natural de Cuiabá (MT), Benedicto Pinheiro se mudou aos 19 anos para residir no Rio de Janeiro, no ano de 1958, onde se formou em Engenharia. Depois de aposentar-se em 1991, passou a trabalhar eventualmente como autônomo e fazer aquilo que mais gosta: dar assistência a moradores de rua e viciados; visitar idosos e pessoas deprimidas, comunidades e hospitais; levar a Palavra de Deus em escolas e presídios; e, ultimamente, salvar vidas que pensavam em suicídio.

Osmar Alves

Conselheiro-Fiscal

Osmar Alves

Osmar Alves

Conselheiro-Fiscal

Natural do Crato (CE), Osmar Alves Flôr concluiu o curso de Licenciatura em Filosofia, Pedagogia e Teologia. É pós-graduado em Gestão Educacional pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade Estadual do Ceará (Uuce) e técnico em Estatística. Atualmente, é pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Ipaporanga (CE), presbítero dioceano da Diocese de Crateús (CE), membro do Conselho Diocesano de Pastoral e assessor de estudos de movimentos sociais e pastorais populares. Osmar Alves já publicou vários livros sobre arte literária e é professor convidado de vários institutos.

Claudett Ribeiro

Conselheira-Fiscal

Claudett Ribeiro

Claudett Ribeiro

Conselheira-Fiscal

Mestra em Administração de Sistemas Educacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro e graduada em Direito e Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Claudett Ribeiro também concluiu o curso de especialização em Planejamento e Administração de Sistemas Educacionais pela FGV, Sociologia pela UFMA e tem formação em Desenvolvimento Internacional Partners of América: Washington/Guatemala/ParaguaiArgentina/Miami/Texas/México/Pensilvânia; e Santa Lucia (Caribe). Além da variada formação acadêmica, Claudett ainda participou do curso sobre Desenvolvimento Infantil pela Universidade de Haward, em Boston, nos Estados Unidos.

 

Autora do livro “Um educação para o povo”, ela já foi titular da Secretaria do Estado do Desenvolvimento e Comunitário (Sedesc), Secretaria do Trabalho (SET), Secretaria de Estado Extraordinária de Igualdade Racial (Seir), todas no Governo do Estado do Maranhão. Também presidiu a Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão (Funac) e os conselhos estaduais da Assistência e Igualdade Racial do Maranhão. Ao longo de sua carreira profissional, Claudett Ribeiro exerceu o cargo de diretora pedagógica da Fundação TV Educativa do Maranhão; foi professora do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão; assessora técnica do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), do Instituto da Infância (Ifan), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco Mundial, da Fundação Konrad Adenauer, do The American Friends Service Committee: Haiti; e da Fundação Josué Montello.

Cesár Júnior

Associado

Cesár Júnior

Cesár Júnior

Associado

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), com especialização em Tecnologia da Informação (lato sensu) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), César Júnior possui expertise em implantação de novas operações, montagem e gestão de equipes de trabalho, planejamento estratégico e gestão tática e operacional, com foco em expansão de negócios. De perfil empreendedor, o administrador e sócio fundador e executivo de operações da Pathfind – Soluções de Tecnologia em Logística Ltda.; e também sócio fundador da Lantech – Serviços de Informática Ltda., empresa que atua em projetos de desenvolvimento de software sob medida e integração de sistemas corporativos. Na Brazilian Business Costa Rica, atuou de 2010 a 2012, onde foi sócio fundador desta empresa que atuou no mercado Centro Americano com soluções tecnológicas na área de logística e gestão de frotas. Entre 1994 a 1997, passou pela Tradeware – Consultoria, Sistemas e Representações Ltda., tendo sido sócio fundador e atuado como consultor de projetos na área de Tecnologia da Informação (TI).

 

Honorata Ferreira

Associada

Honorata Ferreira

Honorata Ferreira

Associada