Clique para ser um doador

Obrigado por apoiar as crianças que mais precisam e nos ajudar a mudar seu futuro.

Clique para ser um doador

Obrigado por apoiar as crianças que mais precisam e nos ajudar a mudar seu futuro.

Sistema de Justiça

O Instituto Tdh Brasil promove formação e sensibilização junto ao Sistema de Justiça tanto a nível local quando regional e nacional para a construção e a implementação de sistemas de monitoramento de serviços ao adolescente. Também articulamos com os governos municipal, estadual e federal para apoiar e viabilizar a execução das medidas socioeducativas e reforçar as articulações em rede e o intercâmbio de boas práticas.

Nossa intervenção 

 

 

TRABALHANDO JUNTO AO SISTEMA DE JUSTIÇA

 

 

 

Considerando o que compete ao Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), o Instituto Terre des hommes Brasil busca promover, defender e controlar a efetivação dos direitos em sua integralidade em favor de adolescentes em conflito com a lei, em respeito ao princípio da proteção integral da criança e do adolescente.

 


 

 

COLOCANDO OS DIREITOS DAS CRIANÇAS EM PRIMEIRO LUGAR 

 

 

O Instituto Tdh Brasil trabalha para mobilizar atores jurídicos e a sociedade civil para efetivar mudanças na política de prevenção de situações de conflitos, violência e sua abordagem pelo Estado Democrático de Direito, quando há prática de atos infracionais. Tudo isto repercute na realização de encontros, congressos e seminários sobre Justiça Juvenil, reunindo atores da área judicial e comunitária para juntos repensar as práticas institucionais de todos.

 

 

“Com a realização dos procedimentos restaurativos no Núcleo de Judicial de Justiça Restaurativa do TJCE, por exemplo, esperamos fortalecer institucionalmente a Justiça Restaurativa no Poder Judiciário cearense e, sobretudo, conseguir ter impacto na vida das pessoas. Que o adolescente compreenda que ele errou, que ele consiga mudar a sua vida a partir do enfoque restaurativo no atendimento e com o apoio da comunidade, mas que também a vítima compreenda e consiga se sentir cuidada daquilo que o ato infracional trouxe de ruim para a vida dela”.

Carlos de Melo Neto, Advogado e consultor técnico do Instituto Tdh Brasil.

Leia mais...

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba o nosso informativo eletrônico com as novidades do Instituto Tdh Brasil.