Clique para ser um doador

Obrigado por apoiar as crianças que mais precisam e nos ajudar a mudar seu futuro.

Clique para ser um doador

Obrigado por apoiar as crianças que mais precisam e nos ajudar a mudar seu futuro.

Prevenção à Violência

Temos o compromisso de implantar um marco global de proteção em favor de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Para isto, nos empenhamos em unir e fortalecer as famílias, a comunidade, as escolas e os órgãos públicos responsáveis pela defesa dos direitos infantojuvenis.

3.006 adolescentes foram beneficiados com ações de prevenção à violência nas escolas e na comunidade no ano de 2017 e 2018.
4.703 alunos de escolas públicas do Grande Mucuripe foram impactados com atividades em prol da cultura de paz no ambiente escolar em 2018.
212 pessoas foram capacitadas em 2018 com cursos de formação visando a prevenção da violência, entre adolescentes e profissionais das escolas.

 

O que nós fazemos

 

Articulação Comunitária

O Instituto Tdh Brasil realiza a articulação comunitária com atores sociais da comunidade apoiado pela Rede de Proteção de crianças e adolescentes do Grande Mucuripe, em Fortaleza (CE), compostas por instituições que protegem e defendem os direitos infantojuvenis, as escolas, os moradores e os adolescentes e jovens.

Círculos de Paz

Com o intuito de colaborar para prevenir a violência na escola, o Instituto Tdh Brasil realiza nas escolas e equipamentos públicos da comunidade círculos de construção de paz com a participação direta de adolescentes e jovens, contribuindo assim para a implantação de uma cultura de paz na comunidade.

Formações

O Instituto Terre des hommes Brasil visualiza os processos formativos como estratégia de fortalecimento das competências de atores sociais parceiros e de instituições das zonas de intervenção visando melhor qualificá-los para a garantia, a promoção e a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Protagonismo Juvenil

O Instituto Tdh Brasil compreende o protagonismo juvenil com a participação de adolescentes e jovens de forma ativa em todos os processos educativos: planejamentos, execuções e avaliações. Também concebe o adolescente como ator social e que pode contribuir ativamente no cotidiano de sua comunidade, mudando a realidade social.

Saiba mais Saiba mais Saiba mais Saiba mais

 

 

 

 

 

INTERVINDO PARA PREVENIR


 

 

Considerando que as nossas crianças e adolescentes devam ser protegidos e ter assegurados todos os seus direitos fundamentais, conforme o art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Instituto Tdh Brasil implementa, junto com escolas e instituições parceiras locais a Rota da Proteção contra qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes. Todas estas ações têm trazido direta ou indiretamente impactos positivos para o ambiente escolar e a comunidade.

 

 

A ATUAÇÃO NAS ESCOLAS 

 

 

O Instituto Tdh Brasil trabalha em prol do fortalecimento das competências com a realização das formações com profissionais das escolas atendidas pelo projeto “Mucuripe da Paz”, em Fortaleza (CE), e de outros estados do país, propondo um trabalho para que possam lidar positivamente com os casos, no sentindo de evitar a violência e construir uma cultura de respeito e paz.

 

 

A PREVENÇÃO É DEVER DE TODOS 

 

 

Com os projetos desenvolvidos pelo Instituto Tdh Brasil, constatamos que para prevenir a violência, a realização do trabalho comunitário é fundamental no fortalecimento das habilidades dos adolescentes e jovens, das famílias, das lideranças comunitárias e das instituições públicas e organizações da sociedade civil que atuam na temática da infância e da juventude, para que de forma integrada, desenvolvamos ações de prevenção à violência e proteção às nossas crianças e adolescentes.

 

 

 

 

AS AÇÕES DO PROJETO "MUCURIPE DA PAZ" 

 

 

Periodicamente, são realizadas diversas atividades, como oficinas e cursos de formação, círculos de diálogo, rodas de conversa, debates comunitários, eventos culturais como o “Cantos de Paz”, visitas domiciliares e reuniões com as instituições que compõem a Rede de Proteção à crianças e adolescentes do Grande Mucuripe, em Fortaleza (CE), onde o projeto tem atuação.

 

 

 

 

“O projeto ‘Mucuripe da Paz’ tem trazido mais esperança com as suas diversas ações para que a comunidade se fortaleça mais e mais. Mas entendo que nós adolescentes e jovens precisamos trabalhar a nossa mente para que possamos ter mais conhecimento sobre como se prevenir de situações de violência e saber mais sobre os nossos direitos e deveres”.

Karolayne Santos, Adolescente beneficiária do projeto “Mucuripe da Paz”.

Leia mais...

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba o nosso informativo eletrônico com as novidades do Instituto Tdh Brasil.