Clique para ser um doador

Obrigado por apoiar as crianças que mais precisam e nos ajudar a mudar seu futuro.

Clique para ser um doador

Obrigado por apoiar as crianças que mais precisam e nos ajudar a mudar seu futuro.

Prevenção à Violência

Temos o compromisso de implementar um marco global de proteção em favor de crianças e adolescentes. Nos empenhamos em unir e fortalecer as famílias, comunidade, escolas e órgãos públicos responsáveis pela defesa dos direitos infanto-juvenis.

26.000 crianças e adolescentes beneficiados pelo Modelo de Ação de prevenção à violência em 2016
105 adolescentes de Fortaleza foram ouvidos e tiveram suas falas publicadas no “Vozes” em 2016

 

O que nós fazemos

 

Protagonismo Juvenil

Tdh Brasil acredita que não ocorra mudança sem controle social, e por tal motivo está articulada com os principais atores que atual nas ações relativas aos direitos de crianças e adolescentes, objetivando uma confluência de forças pra alcançar metas em caráter preventivo e nas esferas de direitos.

Mediação de Conflitos

O Instituto Terre des hommes compreende os processos formativos como estratégia de fortalecimento das competências de parceiros e instituições das zonas de intervenção com vistas a sua qualificação pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Articulação Comunitária

No âmbito do Sistema de Justiça, Tdh Brasil, busca oferecer a partir de formações aportes teóricos e práticos para implementação do enfoque restaurativo no atendimento judicial de adolescentes em conflito com a lei...

Formações

O Instituto Terre des hommes compreende os processos formativos como estratégia de fortalecimento das competências de parceiros e instituições das zonas de intervenção com vistas a sua qualificação pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Saiba mais Saiba mais Saiba mais Saiba mais

 

 

 

 

 

INTERVINDO PARA PREVENIR


 

 

Crianças e adolescentes continuam sendo a maior população vítima de violência no Brasil, além disso, escolas são com frequência cenários de atos de violência, apesar das mesmas possuírem uma função social para o aprendizado de valores estruturantes para a convivência social. Considerando isto e que crianças e adolescentes devem ser protegidos, assegurados de todos os direitos fundamentais, conforme o Art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente Tdh tem promovido projetos de formações, círculos de conversa e círculos de paz como meio de intervenção e prevenção à violência

 

TRABALHANDO NAS ESCOLAS


 

 

 

Especificamente nas escolas, a problemática referente ao fenômeno da violência, em análises situacionais elaboradas por Tdh, se manifesta principalmente através do bullying, ameaças, agressão física, uso de armas, exposição à situação vexatória (humilhação, discriminação), violência sexual (principalmente contra meninas), conflito entre gangues e dano ao próprio patrimônio. Frente à essas situações Tdh trabalha em prol do fortalecimento das competências dessas instituições educativas, propondo um trabalho para que possam lidar positivamente, no sentindo de evitar a violência e construir uma cultura de respeito e paz.

 

 

 

A PREVENÇÃO É DEVER DE TODOS


 

 

 

Com os projetos que Tdh desenvolve, constatamos que para a prevenção da violência o trabalho comunitário é fundamental no fortalecimento das habilidades de famílias, lideranças comunitárias e instituições, para de forma integrada, desenvolvermos ações de prevenção à violência e proteção às nossas crianças e adolescentes.

 

 

 

 

"Eu era uma garota que não gostava de estudar, não queria vir à escola, era uma pessoa grosseira, tudo isso pelo fato de eu não ter pai, minha mãe e não me darem muita atenção. E aí eu conheci a mediação quando tentei agredir uma colega com uma tesoura. A partir daí, tudo mudou. É realmente importante se sentir escutado, ter alguém que está ali para ouvir a gente. Passei a estudar um pouco mais, voltei a frequentar a escola e me tornei amiga da menina que tentei agredir, por incrível que pareça (risos)."

Vanessa, Estudante

Leia mais...

Tópicos relacionados

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba em primeira mão as novidades da Tdh Brasil.