Clique para ser um doador

Obrigado por apoiar as crianças que mais precisam e nos ajudar a mudar seu futuro.

Clique para ser um doador

Obrigado por apoiar as crianças que mais precisam e nos ajudar a mudar seu futuro.

Círculos de Construção de Paz

Os círculos de construção de paz é uma metodologia que promove encontros circulares em um ambiente acolhedor e seguro, buscando fortalecer vínculos, o empoderamento, a reparação de danos e a atenção às vítimas.

 Nossa intervenção 

 

 

PROMOVENDO A CULTURA DE PAZ


 

 

 

O Instituto Terre des hommes Brasil, em parceria com quatro escolas situadas no Grande Mucuripe, em Fortaleza (CE), por meio do projeto “Mucuripe da Paz”, realiza círculos de construção de paz com adolescentes com o objetivo de fortalecer os vínculos no ambiente escolar, de conscientizar e prevenir a violência a partir do diálogo, de promover a cultura de paz e reparar possíveis danos causados por situações de violência.

 

O PODER TRANSFORMADOR DOS CÍRCULOS


 

 

 

Os círculos de construção de paz resgatam formas ancestrais de congregar pessoas e criar vínculos, através de encontros circulares em um ambiente seguro e respeitoso, entre pessoas diretas e indiretamente envolvidas em situação de conflito, violência e ato infracional, voluntárias e dispostas a buscar resolver os problemas ocasionados e/ou buscar encontrar uma alternativa sustentável diante destas situações.

 

 

UMA OPORTUNIDADE DE REFLEXÃO E DE MUDANÇA DE ATITUDE


 

 

 

Se colocar no lugar do outro e sentir um pouco do que passa o próximo em sentimentos externados nos círculos de paz é uma oportunidade para os participantes refletirem e repensarem suas atitudes e palavras direcionadas para si mesmo ou para com o outro ou fortalecer o que já carrega dentro de si como prática voltada para a cultura de paz.

 

“Nesse tempo que estou no projeto ‘Mucuripe da Paz’, tive a oportunidade de participar de um círculo com crianças e pré-adolescentes. Foi interessante porque algumas crianças se emocionaram e falaram como elas estavam a se sentir naquele momento do círculo. Nós tivemos até teve uma conversa com as vítimas e os ofensores. Na oportunidade, conseguimos ouvir as duas partes e foi muito enriquecedora a experiência”, compartilhou.

Karen Gomes, jovem beneficiária do projeto “Mucuripe da Paz”.

Leia mais...

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba o nosso informativo eletrônico com as novidades do Instituto Tdh Brasil.