Clique para ser um doador

Obrigado por apoiar as crianças que mais precisam e nos ajudar a mudar seu futuro.

Clique para ser um doador

Obrigado por apoiar as crianças que mais precisam e nos ajudar a mudar seu futuro.

Protagonismo Juvenil

O protagonismo juvenil é a participação de crianças, adolescentes e jovens enquanto sujeitos detentores de direitos nos acontecimentos que interferem no âmbito da vida pessoal e no contexto social e comunitário onde estão inseridos, entendendo que este é um processo resultante de uma ação educativa que favorece o desenvolvimento de sua autonomia, responsabilidade e cidadania.

O que nós fazemos

 

 

ENTENDENDO O PROTAGONISMO JUVENIL


 

 

 

O Instituto Terre des hommes Brasil entende o protagonismo juvenil através do estímulo e fortalecimento das competências de crianças, adolescentes e jovens a partir do enfoque de uma política com temática psicossocial, através de uma articulação de capacidades que contribuem na compreensão e intervenção do sujeito no seu contexto, seja ele social ou cultural, nas políticas públicas, na defesa dos direitos etc. Essas articulações os ajudam a construir as suas respectivas trajetórias de vida.

 

FORTALECENDO A AUTONOMIA DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS


 

  

 

A instituição luta para fortalecer a autonomia e a participação democrática, garantindo iguais oportunidades para meninos e meninas na construção de suas identidades individuais e coletivas na transformação social. Procuramos estimular as suas competências para que seus processos reflexivos e criativos sejam fortalecidos nos espaços de participação, garantindo a eles o direito à voz. Um exemplo é a participação de adolescentes e jovens nas edições do podcast “Vozes”.

 

ATUANDO NOS ÂMBITOS ESCOLAR


 

 

 

O Instituto Terre des hommes Brasil possui vários eixos de atuação para a promoção do protagonismo juvenil. No desenvolvimento de projetos junto a instituições parceiras, estabelecemos vínculos através de rodas de conversa, círculos de diálogos e avaliações técnicas. No âmbito escolar, focamos em contribuir para que as escolas previnam e abordem de forma restaurativa os conflitos.

 

PROTAGONISMO JUVENIL NA COMUNIDADE


 

 

 

Atuamos no âmbito comunitário com a elaboração e a testagem de estratégias de prevenção e enfrentamento da violência em comunidades. O Modelo de Ação do projeto “Mucuripe da Paz” traz mais detalhes sobre o trabalho realizado na comunidade com a participação direta de seus atores sociais, inclusive, os adolescentes e jovens.

 

 

TRABALHANDO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO 

 

 

No ambiente das medidas socioeducativas, temos como objetivo fortalecer o adolescente em conflito com a lei como ator social e detentor de direitos, estimulando-o a identificar as suas responsabilidades e possibilidades de cumprimentos dos acordos. Além disto, o instituto contribuiu com a elaboração e colabora para a testagem do Manual de Medidas Socioeducativas de Fortaleza, no Ceará.

 

                                   Manual de Medidas Socioeducativas de Fortaleza

 

“Tudo que nós aprendemos no grupo de adolescentes, nós repassamos para outras pessoas para que elas também sejam beneficiadas. Através das ações feitas por nós mesmos, outras pessoas e adolescentes ficam sabendo da existência do projeto e se engajam para serem agentes da paz na comunidade e colaboradores na prevenção à violência. Eu, por exemplo, levo muito do que aprendo no projeto para a comunidade onde moro, porque devemos sempre compartilhar ações que promovam a paz onde nós vivemos”.

Cícero Silva, Adolescente beneficiário do projeto “Mucuripe da Paz”.

Leia mais...

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba o nosso informativo eletrônico com as novidades do Instituto Tdh Brasil.