Prevenção da violência

Realizamos formações com gestores, professores e alunos com o objetivo de tornar o ambiente escolar um lugar seguro e de proteção, contribuindo para a prevenção das situações de violência e ato infracional que ocorra no espaço escolar. Através do Mucuripe da Paz, adolescentes e jovens tem participação direta na construção de uma cultura de paz na escola e na comunidade. Eles atuam na comunidade como agentes da paz promovendo atividades como círculos de diálogo nas escolas e com crianças, rodas de conversa, debates comunitários, fazem formações sobre como prevenir e identificar situações de violência, participam do podcast Vozes e promovem periodicamente o Cantos de Paz.

Programa de proteção a vítimas e testemunhas ameaçadas no Estado do Ceará (Provita-CE)

O Provita-CE protege vítimas ou testemunhas de crimes que estejam coagidas ou expostas à ameaça em razão de sua colaboração com a investigação ou processo criminal. Trata-se de um programa de proteção oferecido por, no máximo, dois anos.

Estratégias para solução consensual de conflitos no âmbito das unidades de privação de liberdade

Objetivamos fortalecer o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) através da promoção de estratégias para solução consensual de conflitos no âmbito das unidades de privação de liberdade do Brasil, no âmbito do Termo n° 878919/2018, celebrado entre a União, por meio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e o Instituto Terre des hommes Brasil.

Fortalecimento da Justiça Juvenil

Colaboramos com o suporte técnico e metodológico para a execução das práticas restaurativas realizadas no Centro de Justiça Restaurativa (CJR), um órgão que funciona dentro do Núcleo de Atendimento ao Jovem e Adolescente em Conflito com a Lei (Nuaja) da Defensoria Pública do Estado do Ceará. Também contribui na execução das práticas restaurativas realizadas com adolescentes em conflito com a lei acusados de cometerem atos infracionais e às suas famílias, assim como com às vítimas e às suas famílias; e também com a supervisão dos facilitadores voluntários que atendem atualmente no Núcleo Judicial de Justiça Restaurativa (Nujur) do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), que tem por objetivo oferecer práticas restaurativas como alternativa ao processo judicial.

Comunicação + Direitos da infância

O projeto tem como objetivo disseminar as ações e estratégias de comunicação executadas pelo Instituto Tdh Brasil, no âmbito do projeto Mucuripe da Paz, tendo em vista atingir diferentes públicos. As ações de comunicação possibilitam ampliar a visibilidade do projeto entre a sociedade civil organizada, bem como os atores diretamente implicados (financiadores, parceiros institucionais e OSCs).

O projeto Comunicação + Direitos da infância dispõe de um Plano de Comunicação que visa contribuir para a visibilidade das ações e dos resultados do projeto, assim como dar notoriedade ao cofinanciamento da Kindernothilfe (KNH), a partir de uma série de estratégias comunicacionais desenvolvidas no âmbito do Instituto Tdh Brasil e divulgadas em diferentes plataformas (web, newsletter, redes sociais, podcast, vídeos, entre outros).

A missão de nossos projetos são

Melhorar as condições de vida social de crianças e adolescentes vulneráveis de forma concreta e sustentável.

Garantir o crescimento e o desenvolvimento de crianças e adolescentes em um espaço social seguro, saudável e pacífico.