Projeto do Instituto TDH Brasil promoveu curso gratuito sobre círculos de construção de paz

O projeto Círculos em Movimento – CEM, iniciativa criada pelo Instituto Terre des Hommes e a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul – Ajuris, promoveu o curso introdutório dos Círculos de Construção de Paz, focado em ambientes escolares e estruturado com noções básicas sobre a temática. A formação foi realizada de 18 a 21 de julho, no formato on-line e totalmente gratuito.

A proposta do curso foi articulada para introduzir o conhecimento da respectiva metodologia a comunidades escolares, instituições, movimentos ou público geral interessado em adquirir os saberes apoiados nas práticas de justiça restaurativa, e que podem ser aplicados fora do contexto escolar. 

Organizado em 4 encontros, o curso reservou diariamente momentos conduzidos de maneira síncrona – que acontece simultaneamente – garantindo interação entre o grupo, e mentoria da experiente equipe de instrutoras. Com carga horária total de 20h/a, a formação também garantiu material de apoio complementar em videoaula e certificado aos concludentes.

O PROJETO CEM

A atuação do projeto Círculos em Movimento se pauta em apoiar, incentivar e capacitar com formações pontuais comunidades escolares de todo o país, desejosas em aplicar técnicas estratégicas de prevenção e promoção da cultura de paz, abrangendo crianças, adolescentes, jovens e comunidade de apoio.

O movimento tem como embasamento a utilização de materiais das autoras americanas Kay Pranis e Carolyn Boyes Watson, estudiosas na aplicação e desenvolvimento do tema. Junto a esse recurso, os círculos de construção de paz podem configurar fortes instrumentos pedagógicos, auxiliando na desafiadora transformação da convivência escolar, e potencializando o aprimoramento de habilidades socioemocionais.

INSCRIÇÃO

Os interessados no curso submeteram inscrição mediante o preenchimento de um rápido formulário, disponibilizado na própria plataforma do Círculos em Movimento. O participante teve até o dia 17 de julho para garantir a participação no evento.

SERVIÇO

Evento: Curso Introdutório à prática dos Círculos de Construção de Paz em ambientes escolares – Noções Básicas.

Organização: Instituto Terre des Hommes e Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul – Ajuris 

Período: 18 a 21 de julho.

MAIS POSTS