Oficina interativa discute os direitos e deveres do ECA com jovens do Cais do Porto

O Instituto Terre des Hommes realizou, na última semana, uma atividade interativa com a temática “proteção de crianças e adolescentes contra as violências” na Escola Estadual de Ensino Médio Helenita Mota, no bairro Cais do Porto, em Fortaleza.

Na ocasião,  o tema central da atividade foram os direitos e deveres de crianças e adolescentes estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA).

A atividade teve início com o acolhimento por meio de dinâmica, apresentação criativa da proposta como um todo e formação de plateia para as brincadeiras. O evento teve a liderança a mediação do professor de teatro Manuell Neto e apoio da assessora comunitária de TDH, Beatriz Juvêncio.

“Através de circuitos de brincadeiras e gincanas pudemos verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre a temática, para em seguida, aprofundá-los. Além disso, incentivamos que os alunos compartilhassem suas experiências sobre a temática. A recepção dos alunos foi de aprovação e empolgação; identificamos o desejo que o projeto volte com mais atividades semelhantes às que foram desenvolvidas”, comenta Juvêncio.

Entre os questionamentos realizados durante a ação, estiveram: “O que é o ECA?; De acordo com o ECA, toda criança e adolescente tem direito a?; Fala pra gente, um exemplo de um direito e um dever relacionado a criança e o adolescente. Quando falamos de proteção da criança e do adolescente contra as violências, o que você entende?”.

MAIS POSTS