O que nós fazemos
Incidimos politicamente na capital do Brasil através de reuniões e formações junto aos órgãos e autoridades nacionais para que a Justiça Juvenil Restaurativa seja consolidada e a violência que atingem milhares de crianças e adolescentes seja prevenida.
Incidindo politicamente em favor da Justiça Restaurativa
Apresentamos a Declaração Ibero-Americana de Justiça Juvenil Restaurativa para juízes participantes da formação em Justiça Juvenil Restaurativa em Brasília. O documento orienta a adoção de um compromisso por parte dos países ibero-americanos em relação aos princípios de responsabilização e reparação, com um enfoque restaurativo para adolescentes em conflito com a lei. Também recomenda a necessidade de promover medidas alternativas à privação de liberdade com pleno respeito aos direitos dos adolescentes infratores, promovendo a sua reintegração social.
Certificado de Estudos Avançados em Justiça Juvenil
Nosso representantes discutiram junto ao Governo Federal, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Escola Nacional da Magistratura (ENM) e a Universidade de Brasília (UnB) sobre o Certificate of Avanced Studies (CAS) em Justiça Juvenil, formação on-line elaborada através de parceria entre Terre des hommes, a Universidade de Genebra e Instituto Internacional para os Direitos da Criança. A pauta central da reunião foi dar continuidade a implementação do CAS no Brasil, com a elaboração de um Acordo de Cooperação Técnica, que inclui o CAS como uma das etapas dos processos de formação.