Arte e cultura: jovens de escola municipal participam de formação teatral

As oficinas seguem em andamento, mas já é possível perceber que o contato com a arte e cultura despertam nos jovens suas potencialidades e fragilidades (FOTO: TDH)

O Instituto Terre des hommes Brasil (TDH) realizou, em agosto e setembro, oficinas de teatro com 10 adolescentes da escola Maria Felício Lopes, localizada no Cais do Porto, em Fortaleza.

Na ocasião, foram trabalhadas questões voltadas para a proteção de crianças e adolescentes através da linguagem teatral, além de despertar os sentidos e a criatividade de cada um para o fazer teatral, suas técnicas, produção e apresentação de espetáculos.

A capacitação foi promovida pelo professor Manuell Neto, que é ator, cantor, educador e contador de histórias, com experiência em dança e circo, além de possuir atestado profissional em artes cênicas como ator, pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Ceará (Sated).

Para Evelyne Lima, assessora técnica da TDH, a arte e a cultura estão em todos os lugares da nossa vida e que bom que estão.

“Precisamos delas para viver de forma mais leve e bonita. Para crianças, adolescentes e jovens pode ser um processo ainda mais bonito porque elas parecem estar mais abertas a vivenciar as diversas linguagens da arte e da cultura e isso constitui parte fundamental para o desenvolvimento deles”.

As oficinas seguem em andamento, mas já é possível perceber que o contato com a arte e cultura despertam nos jovens suas potencialidades e fragilidades, podendo ajudá-los a se expressarem cada vez melhor.

“Eles se sentem mais livres consigo mesmo porque o teatro proporciona essa descoberta do ser quem se é e isso vem carregado de empoderamento que surge a partir das trocas que são feitas em cada oficina. Além das técnicas teatrais, eles também debatem direitos de crianças e adolescentes, proteção e cuidado com a vida. Tudo isso os faz desejar estar em cada um dos momentos”, finaliza Evelyne Lima.

MAIS POSTS