Assédio moral é tema de palestra para profissional do Instituto Terre des hommes Brasil

Existem várias formas de prevenir o assédio moral no trabalho, principalmente por meio da informação (FOTO: TDH)

O Instituto Terre des hommes Brasil (TDH) promoveu, na manhã desta segunda-feira (10), a palestra “Assédio Moral no Ambiente de trabalho” ministrada pelo advogado Alexandre Leitão, consultor jurídico do escritório Helder Nascimento.

O evento online teve como objetivo principal oferecer aportes teóricos sobre assédio moral no ambiente de trabalho, além de apresentar o conceito e características que configuram o tema e ainda formas de preveni-lo.

“O assédio moral configura-se pela exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho ou no exercício de suas atividades, de forma repetitiva e prolongada”, explica o Leitão em sua palestra.

Dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST) apontam que, somente em 2021, foram ajuizados, cerca de 50 mil casos relacionados a assédio moral.

O professor aponta ainda que o assédio pode ocorrer de vários modos. São eles:

  • Interpessoal: quando, de maneira individual, direta e pessoal, com o objetivo de prejudicar ou eliminar o profissional na relação com a equipe ou por motivos torpes e fúteis;
  • Institucional: aqui, os gestores utilizam da própria organização, por meio de estratégias desumanas, chegando à humilhação.
  • Vertical descendente: pode ser caracterizada pela ação abusiva de superiores hierárquicos em relação aos subordinados.
  • Vertical ascendente: é quando os subordinados causam constrangimento ao superior, como por meio de boicotes e chantagens.
  • Horizontal: é quando o assédio ocorre entre profissionais do mesmo nível hierárquico, instigado pelo clima de competição entre os iguais;
  • Misto: nesta classificação, ocorre o assédio por superiores e ainda por colegas do mesmo nível de trabalho.

Para o presidente de TDH Brasil, Renato Pedrosa, a palestra visa reforçar as terminologias e procedimentos em uma perspectiva de prevenir o assédio moral em âmbito institucional, ao mesmo tempo constitui-se uma etapa para definição de uma política institucional sobre a temática, construída com a efetiva participação da equipe.

Existem várias formas de prevenir o assédio moral no trabalho, principalmente por meio da informação. Garantir que todos entendam sobre o tema e quais são as situações aceitáveis no ambiente laboral contribui para evitar tal prática.

Sobre a construção de um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, o gestor complementa:

“Em TDH Brasil nossos princípios, valores e políticas internas já primam para ambientes de respeito e saudável para toda equipe. Temos metodologias que visam prevenir situações de conflitos, ao mesmo tempo mantemos canais de comunicação respeitosos, além de iniciativas internas que cuidam da equipe”.

Participe

Existem diversos meios de apoiar o nosso trabalho.

Seja Doador
Crie mais oportunidades para crianças e adolescentes em todo o Brasil
Seja Parceiro
Encoraje-nos a continuar trabalhando em favor da infância e da juventude
Seja Voluntário
Suas habilidades são valiosas, use-as para ajudar crianças e adolescentes
Seja Financiador
Ajude-nos a melhorar o futuro de milhares de crianças e adolescentes