Assédio moral é tema de palestra para profissional do Instituto Terre des hommes Brasil

Existem várias formas de prevenir o assédio moral no trabalho, principalmente por meio da informação (FOTO: TDH)

O Instituto Terre des hommes Brasil (TDH) promoveu, na manhã desta segunda-feira (10), a palestra “Assédio Moral no Ambiente de trabalho” ministrada pelo advogado Alexandre Leitão, consultor jurídico do escritório Helder Nascimento.

O evento online teve como objetivo principal oferecer aportes teóricos sobre assédio moral no ambiente de trabalho, além de apresentar o conceito e características que configuram o tema e ainda formas de preveni-lo.

“O assédio moral configura-se pela exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho ou no exercício de suas atividades, de forma repetitiva e prolongada”, explica o Leitão em sua palestra.

Dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST) apontam que, somente em 2021, foram ajuizados, cerca de 50 mil casos relacionados a assédio moral.

O professor aponta ainda que o assédio pode ocorrer de vários modos. São eles:

  • Interpessoal: quando, de maneira individual, direta e pessoal, com o objetivo de prejudicar ou eliminar o profissional na relação com a equipe ou por motivos torpes e fúteis;
  • Institucional: aqui, os gestores utilizam da própria organização, por meio de estratégias desumanas, chegando à humilhação.
  • Vertical descendente: pode ser caracterizada pela ação abusiva de superiores hierárquicos em relação aos subordinados.
  • Vertical ascendente: é quando os subordinados causam constrangimento ao superior, como por meio de boicotes e chantagens.
  • Horizontal: é quando o assédio ocorre entre profissionais do mesmo nível hierárquico, instigado pelo clima de competição entre os iguais;
  • Misto: nesta classificação, ocorre o assédio por superiores e ainda por colegas do mesmo nível de trabalho.

Para o presidente de TDH Brasil, Renato Pedrosa, a palestra visa reforçar as terminologias e procedimentos em uma perspectiva de prevenir o assédio moral em âmbito institucional, ao mesmo tempo constitui-se uma etapa para definição de uma política institucional sobre a temática, construída com a efetiva participação da equipe.

Existem várias formas de prevenir o assédio moral no trabalho, principalmente por meio da informação. Garantir que todos entendam sobre o tema e quais são as situações aceitáveis no ambiente laboral contribui para evitar tal prática.

Sobre a construção de um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, o gestor complementa:

“Em TDH Brasil nossos princípios, valores e políticas internas já primam para ambientes de respeito e saudável para toda equipe. Temos metodologias que visam prevenir situações de conflitos, ao mesmo tempo mantemos canais de comunicação respeitosos, além de iniciativas internas que cuidam da equipe”.

MAIS POSTS