Política de proteção à criança

Atuação

Trabalhamos e nos articulamos para que os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente sejam assegurados e executados para que crianças e adolescentes se desenvolvam em um lugar seguro, pacífico e de oportunidades.

O que nós fazemos

Código de conduta

O Instituto entende que imagens e informações envolvendo crianças e adolescentes e o seu contexto social devam se dá tendo como base o respeito, a dignidade e a igualdade. Assim, fortalecemos e fazemos valer os direitos das meninas e meninos do nosso Brasil.

Política de proteção

O propósito da Política de Proteção de Crianças e Adolescentes e seus procedimentos aplicados pelo Instituto Tdh Brasil é normatizar a forma como atuamos enquanto organização que promove, defende e garante os direitos de crianças e adolescentes, para que eles sejam protegidos.

Confiar é proteger

Valorizar as potencialidades e competências de crianças e adolescentes, assim como dar atenção e ouvir às suas opiniões, respeitá-las e confiar nelas significa protegê-las. O Instituto Terre des hommes Brasil acredita que conceder oportunidades, orientação e apoio às crianças e adolescentes é um ato de defesa dos direitos infantojuvenis.

Os interesses das crianças e adolescentes como prioridade

O Instituto acredita que toda criança e adolescente tem o mesmo direito à proteção, à promoção de seu bem-estar e de participação social. Todas as ações relacionadas à proteção do público infantojuvenil são realizadas levando-se em conta os interesses deles, pois são seres sociais dotados de direitos conquistados e previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Implantação da política de proteção de instituições parceiras

O Instituto Tdh Brasil contribuiu com a elaboração da “Política de Proteção de Crianças e Adolescentes: orientações sobre como proteger crianças e adolescentes de situações de violência” da associação Amigos em Missão (AMI), que beneficia atualmente cerca de 100 crianças com a execução da política. 

O trabalho do Instituto

Atuamos de forma transparente e aberta, trabalhando sempre dentro da estrutura política nacional e internacional em relação à proteção das crianças e dos adolescentes, cientes de que não há um só caminho para a sua proteção e garantia de direitos.

Rota de Proteção

O fluxo da Rota da Proteção de crianças e adolescentes acontece com a articulação entre os diversos serviços e equipamentos públicos que atuam na comunidade. A partir da participação coletiva das instituições e atores sociais, é possível notificar e encaminhar denúncias de violação de direitos sofridas pelas crianças e adolescentes, obtendo respostas mais rápidas e assertivas. Abaixo, você pode conferir a Rota da Proteção que encontra-se no Modelo de Ação do Projeto Mucuripe da Paz.

Saiba mais sobre a Política de Proteção do Instituto.

A intenção do projeto Mucuripe da Paz é diminuir ao máximo os índices de violência com as crianças e os adolescentes e promover a paz na comunidade, e os círculos de diálogo ajudam a estabelecer um diálogo maior com os jovens para eles poderem se conhecer e saber o que eles querem para o futuro para não ficar na criminalidade e longe das drogas.
Mikael Lucas Santos, jovem beneficiário do projeto.

Participe

Existem diversos meios de apoiar o nosso trabalho.

Seja Doador
Crie mais oportunidades para crianças e adolescentes em todo o Brasil
Seja Financiador
Ajude-nos a melhorar o futuro de milhares de crianças e adolescentes
Seja Parceiro
Encoraje-nos a continuar trabalhando em favor da infância e da juventude
Seja Voluntário
Suas habilidades são valiosas, use-as para ajudar crianças e adolescentes