Brincadeiras de rua é o foco de curta-metragem apoiado pelo TDH Brasil

A produção envolveu mais de 15 profissionais do cenário local, entre equipe técnica e atores.

O Instituto TDH Brasil une-se à história ficcional do curta-metragem Pedro no apoio ao diálogo, que reflete sobre a importância de crianças e adolescentes brincarem. A produção audiovisual é dirigida e roteirizada pelo realizador audiovisual Leo Silva. O filme foi captado entre os meses de outubro e dezembro de 2021, na comunidade de Santa Filomena – Grande Jangurussu, em Fortaleza.  

Inicialmente, articulado através de uma campanha colaborativa para conseguir recursos financeiros necessários à sua realização, o projeto foi produzido com o apoio de parceiros interessados ao discurso da obra fílmica.

A narrativa, contada a partir das brincadeiras de rua, prevê um direito básico garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, em seu artigo 16, IV que descreve sobre “o direito à liberdade como: brincar, praticar esportes e divertir-se”. 

Renato Pedrosa, presidente do Instituto Tdh, diz que:

“Estamos honrados de apoiar o filme, pois alinha-se com a missão institucional, que é promover os direitos das crianças e adolescentes, com destaque para o direito de viver dignamente em suas comunidades, além do direito do direito ao esporte e lazer”.

Brincando com narrativas 
Ensaio prévio às gravações do curta-metragem, no Santa Filomena – Grande Jangurussu.

O filme acompanha a trajetória do adolescente Pedro, morador da comunidade de Santa Filomena, envolto na normalidade de seu cotidiano, que culmina o término do dia participando das brincadeiras ocorridas em sua rua.  

“Pedro é um filme que retrata uma infância, e que está atrelado a outras questões na comunidade”, pontua Leo Silva.

O diretor comenta sobre a ideia central do filme, e salienta que a temática, além de rememorar coisas vividas na infância, abre margem a discussão das formas como as crianças atualmente têm limitado suas brincadeiras ao uso da tecnologia.

“Acredito que trazer isso para o filme no momento atual, onde boa parte da nossa criançada, adolescência e juventude em si está atrelada a tecnologia, e relembrar esses momentos que a gente vivia na rua brincando entrosadamente se faz necessário”, conclui.

Lançamento
Cartaz oficial do curta-metragem Pedro

O filme, encontra-se na fase de finalização, com lançamento previsto para ocorrer neste mês, na comunidade onde o diretor mora e onde as filmagens aconteceram.

Passado as muitas fases de maturação do filme, o realizador audiovisual relembra o apoio recebido pelo Instituto Terre des Hommes Brasil, e destaca:

“O apoio do Tdh foi de suma importância, porque a partir desse apoio que a gente conseguiu pagar a pré-produção do filme, onde a agente articulou os atores e até a produção”, revela.

Com data de lançamento a ser divulgada em breve, o curta-metragem Pedro é um convite para conhecer as velhas formas de ser criança.  

MAIS POSTS