A Terre des hommes Brasil (TDH) e o Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) iniciam, no próximo sábado (19/09), a partir de 9h, o Ciclo de oficinas: infância e juventude em pauta – Comunicação e direitos humanos em tempos de desinformação. A primeira formação discutirá “Violações de direitos recorrentes” na mídia e terá como facilitador o jornalista e pesquisador Ricardo Moura.
O objetivo do ciclo formativo é qualificar a abordagem de estudantes e profissionais da comunicação cearense na perspectiva dos direitos humanos, especialmente de crianças, adolescentes e jovens. Totalmente online e gratuito, o projeto terá certificação pelo Instituto Terre des hommes.
O conteúdo programático dos demais encontros, sempre aos sábados, inclui debates sobre: direitos sexuais e de gênero; redes sociais, infância e adolescência; e abordagens desejadas. Os facilitadores são profissionais de destaque no meio acadêmico e jornalístico.
Confira o conteúdo da Oficina 1 – Violações de direitos recorrentes:
- A produção de estereótipos pelos meios de comunicação
- Entendendo a violência como questão estrutural
- Programas e cobertura policialesca
- Racismo, machismo e criminalização da pobreza
- Como abordar temas complexos (ato infracional, tráfico, disputas territoriais, etc.) sem violar direitos?
Sobre o facilitador
Ricardo Moura Braga Cavalcante é Doutor em Sociologia. Colunista da Segurança Pública do jornal O Povo, assessor de comunicação da Embrapa, pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência, da Universidade Federal do Ceará – LEV/UFC, e do Laboratório de Conflitualidades e Violência, da Universidade Estadual do Ceará – Covio/UECE. Integra a Rede de Observatórios da Violência, que acabou de publicar um relatório denso sobre as violações de junho de 2019 a maio de 2020.
Oficina 2 – Direitos sexuais e gênero
- Entendendo e aprofundando conceitos
- Importância da educação sexual e da autoproteção de crianças e adolescentes
- Abordagens além da polemização
Oficina 3 – Redes sociais e infância e adolescência
- Jornalismo multiplataforma e excesso de informação (infodemia)
- Desinformação (fakenews)
- Como proteger crianças e adolescentes?
Oficina 4 – Que abordagem buscamos?
- Como reproduzimos violências
- Qualificando a cobertura
- Ferramentas e aliados
- Cultura de paz e boas práticas