Círculos de Construção de Paz é tema de formação

O Instituto Terre des hommes Brasil realizou durante os dias 20 e 21 de janeiro o Curso de Facilitadores em Círculos de Construção de Paz na modalidade Não Conflitiva no SESI Parangaba, em Fortaleza. A ação tem o intuito de oferecer aportes práticos sobre o manuseio e aplicabilidade da abordagem da justiça restaurativa, com ênfase, nos círculos de construção de paz não conflitivos para situações de prevenção à violência.

Além de subsidiar os participantes quanto às orientações metodológicas dos círculos de construção de paz em âmbito escolar e educacional de acordo com o guia Círculos em Movimento, construindo uma comunidade escolar restaurativa.

O curso contou com a facilitação da psicóloga e consultora especializada em justiça juvenil do Instituto Terre des hommes, Lastênia Soares. A facilitadora escolheu alguns dos conteúdos que mais aparecem no cotidiano escolar, como o debate sobre as relações de gênero, os valores da escola, bullying, autocuidado, entre outros.

A facilitadora Lastênia Soares acredita que o curso promove um momento de debate e reflexão sobre a prática do círculo para a construção de conexões entre todos os membros da comunidade escolar:

Com a implementação dos círculos de construção de paz temos a possibilidade de criar um ambiente escolar com mais diálogo onde às pessoas se sentiam seguras e escutadas. Temas difíceis mais importantes serão tratados nos círculos para auxiliar no pertencimento de todos que fazem parte do local.

O coordenador de disciplinas do SESI, Roberio Silva, acredita que o curso é um grande ganho para os profissionais:

A formação é uma grande oportunidade de adquirirmos novas práticas de vivência para a escola. A metodologia dos círculos cria um espaço de bom relacionamento e pertencimento entre as pessoas

A pedagoga e professora da disciplina Educação para Valores, Silvana Barros, afirmou que gostou muito do curso porque apresenta oficinas lúdicas para tratar diferentes temáticas:

O curso me proporcionou um espaço de aprendizagem e bem-estar com a apresentação de instrumentos que auxiliaram nos temas dos círculos.

MAIS POSTS