Conheça o livro “Mucuripe da Paz – Prevenção e Proteção da violência urbana contra crianças e adolescentes”

A publicação “Mucuripe da Paz – Prevenção e Proteção da violência urbana contra crianças e adolescentes” sistematiza o Projeto Mucuripe da Paz, desenvolvido desde 2016. O material traz o registro desde o processo de análise situacional realizada antes da execução do projeto até os resultados alcançados no começo de 2021.

Joyce Silvério, assessora técnica da TDH Brasil, explica a ideia da publicação: “Este livro traz uma memória, mas principalmente, torna-se uma tecnologia social que pode ser utilizada para aprimorar a atuação daqueles que tem a missão da defesa e garantia dos diretos de crianças e adolescentes, assim como o Instituto TDH Brasil”.

O livro permite acesso a conteúdo produzido por crianças, adolescentes, jovens e profissionais que atuaram no Projeto, tecendo a escrita a partir das experiências e dos aprendizados nas ações desenvolvidas. “Há também os registros das principais lições aprendidas elaboradas as chamadas ‘fichas de capitalizações’”, explica Joyce.

Parte do livro com o diagnóstico dos problemas enfrentados por jovens, adolescentes e crianças no Grande Mucuripe

Mucuripe da Paz

A ideia do projeto surge a partir da implementação de um Modelo de Prevenção à Violência contra crianças e adolescentes junto à rede de apoio local, incluindo organizações não governamentais, escolas e outros serviços públicos e comunitários. O objetivo é proporcionar ao público beneficiado o fortalecimento de suas capacidades e a disseminação dos procedimentos de prevenção à violência no território.

As estratégias adotadas pelo projeto foram: Implementação de um modelo protetivo e restaurativo para prevenção da violência contra crianças e adolescentes; Ampliação e fortalecimento do protagonismo juvenil; e o fortalecimento da articulação em rede.

A publicação possibilita um mapeamento das entidades que compõem o território do Grande Mucuripe, a linha do tempo com as principais intervenções do projeto, além de grande quantidade de informações sobre o território e sobre os problemas que afetam as crianças adolescentes e jovens que o compõem.

Ao final do ciclo do Projeto, após cinco anos, Joyce constata resultados promissores: “Os resultados foram positivos na medida em que o território do Grande Mucuripe conta com atores comunitários fortalecidos, que atuam como uma rede de proteçãoda violência comunitária contra crianças e adolescentes a partir de ações integradas”.

Além disto, ela aponta o protagonismo de um grupo de crianças, adolescentes e jovens que atuam em defesa de seus direitos e aplicam metodologias de gestão positivas de conflitos e estratégias de proteção junto aos seus pares e no contexto comunitário.

MAIS POSTS