Com o propósito de disseminar a educação ambiental nas escolas de Fortaleza, na quarta-feira, 31 de julho, a equipe do Instituto Terre des Hommes Brasil esteve apresentando à direção e ao corpo docente da Escola de Ensino Fundamental e Médio São Francisco de Assis – Canindezinho o projeto ‘Jovens Como Protagonistas da Saúde Ambiental no Nordeste’. Durante o encontro, foi sugerido pelo corpo docente e pela coordenação a possibilidade de integrar o projeto às disciplinas eletivas da escola, potencializando o alcance e o impacto das ações.
Além disso, o corpo docente e a direção destacaram a importância de envolver a comunidade do bairro no projeto, promovendo uma educação ambiental que vá além dos muros da escola. A ideia é que a comunidade se envolva ativamente nessa construção socioambiental, contribuindo para a redução dos impactos humanos no meio ambiente.
Outra sugestão relevante discutida no encontro foi a possibilidade de transformar a escola em um ponto de coleta de resíduos sólidos, com o objetivo de garantir um melhor direcionamento para esses materiais, como pilhas, lixo eletrônico e lâmpadas fluorescentes. Em Fortaleza, os pontos de coleta para esse tipo de resíduo são limitados, e essa iniciativa poderia suprir uma demanda importante na comunidade.
A próxima etapa é reunir com a gestão e professores de referência do Projeto na escola para construção do plano de trabalho, buscando contemplar as sugestões apresentadas.
Para Denise Mota, técnica do Instituto Terre des Hommes Brasil, a parceria com a Escola São Francisco de Assis é fundamental para fortalecer a educação ambiental dentro dos territórios. “Quando nos unimos com as instituições de ensino, conseguimos não apenas disseminar conhecimentos sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente, mas também engajar a comunidade escolar e os moradores do território em ações concretas”, comentou.
O projeto é desenvolvido por TdH Brasil, com apoio da Kindernothilfe e Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).