Escola parceira realiza Círculo de Construção de Paz

“Os jovens precisam de quê? O que eles sentem?”. Esse tem sido um dos temas dos Círculos de Construção de Paz realizados pela EEMTI Dragão do Mar, com o propósito de ouvir as necessidades dos alunos que ainda permanecem em período remoto, com pouco mais de um ano longe das paredes da escola.

O Projeto Mucuripe da Paz realizou a parte teórica do Curso em Procedimentos Protetivos e Restaurativos em Âmbito Escolar e Comunitário entre novembro e dezembro de 2020. A partir de janeiro de 2021, seguindo até abril do mesmo ano, acontece a parte prática do curso nas escolas parceiras que hoje já contam com facilitadores de Círculos de Construção de Paz, uma metodologia da Justiça Restaurativa eficiente na resolução de conflitos.

Segundo a assessora técnica de projetos de TDH Brasil, Joyce Silvério, os facilitadores dos Círculos e professores participantes trazem pontos positivos dessa metodologia.

Um das frases mais recorrentes é que tem sido uma oportunidade importante nesse sentido de expressão e criação de vínculo.

Joyce Silvério.

Renata Xavier, coordenadora da EEMTI Dragão do Mar também percebeu uma melhora no desempenho e participação dos estudantes graças aos círculos.

Estamos vivendo momentos muito difíceis e os círculos possibilitam que possamos ouvi-los e acolher suas falas. Acho que isso é essencial na vida, para que sintam que têm voz e que suas reflexões são muito importantes. Todos nós sentimos falta dos vínculos que a escola propicia. E acho que os círculos nos trazem isso.

Renata Xavier.

Seguindo os protocolos de distanciamento social a fim de evitar a proliferação e contaminação por Covid-19, os círculos estão acontecendo de maneira virtual e com significante adesão dos alunos.

MAIS POSTS