Prevenção à Violência

Formações

Para o Instituto Terre des hommes Brasil, as formações no campo da prevenção da violência junto aos parceiros da Rede de Proteção tem o intuito de capacitar os profissionais das escolas, atores sociais da comunidade e os adolescentes e jovens para a implantação de uma cultura de paz e fortalecer os esforços de forma colaborativa na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

O que nós fazemos

Justiça Juvenil Restaurativa como base das formações

Através dos cursos de formação, de workshops e seminários, o Instituto Terre des hommes Brasil busca promover a difusão dos princípios e práticas da Justiça Restaurativa como estratégia para a pacificação de conflitos no ambiente escolar e comunitário e o tratamento de situações de violência envolvendo crianças e adolescentes, sensibilizando e capacitando profissionais das redes parceiras acerca dos princípios, valores e procedimentos da Justiça Juvenil Restaurativa.

Capacitação para a difusão da Cultura de Paz

Para entender a importância de se implantar uma cultura de paz, é preciso que os atores sociais envolvidos sejam capacitados e motivados a promoverem ações de prevenção da violência em seus espaços de atuação e de circulação na comunidade. Em nossas formações, instrumentalizamos os cursistas com base na metodologia dos Círculos de Construção de Paz como prática pedagógica para a prevenção da violência infantojuvenil e a implantação da cultura de paz.

Práticas Circulares e a Justiça Juvenil Restaurativa nas Comunidades Escolares

O Instituto desenvolve atualmente o projeto Círculos em Movimento: construindo comunidades escolares restaurativas no Brasil, com o objetivo de ampliar o acesso à Justiça Restaurativa a crianças e adolescentes, principalmente, os que estão em situação de vulnerabilidade social, como estratégia de proteção e de prevenção da violência em âmbitos escolares e promoção da cultura de paz.

Cursos

O Instituto promove cursos de formação visando a prevenção da violência no ambiente escolar e comunitário. Atualmente, o foco é promover capacitação a diretores e professores das escolas atendidas pelo projeto Mucuripe da Paz no Grande Mucuripe com a realização periódica do curso Círculos em Movimento: construindo uma comunidade escolar restaurativa.

Nós temos muitos alunos que precisam realmente vivenciar os círculos de diálogo para poderem ter um pouco mais de discernimento das coisas que fazem, tanto lá fora como dentro da escola. O que eu pretendo é que os nossos alunos se tornem também parceiros dessa atividade dos círculos, que sejam treinados e que eles mesmos possam ser os futuros facilitadores tanto no interior da escola como também lá fora se for preciso, no caso, na comunidade.
Maria das Graças, orientadora educacional da Escola Municipal Profa. Aída Santos e Silva.

Participe

Existem diversos meios de apoiar o nosso trabalho.

Seja Financiador
Ajude-nos a melhorar o futuro de milhares de crianças e adolescentes
Seja Parceiro
Encoraje-nos a continuar trabalhando em favor da infância e da juventude
Seja Voluntário
Suas habilidades são valiosas, use-as para ajudar crianças e adolescentes
Seja Doador
Crie mais oportunidades para crianças e adolescentes em todo o Brasil

Parceiros

Desenvolvemos uma rede de parceiros como instituições públicas, organizações da sociedade civil e financiadores sensíveis à causa da infância e juventude que desejam cumprir seus objetivos de responsabilidade social.