Juventudes refletem sobre os impactos das mudanças climáticas em seus estados

No dia 7 de junho, o Instituto Terre des Hommes Brasil promoveu a oficina virtual “Como as mudanças climáticas afetam o meu estado?”, reunindo adolescentes e jovens da Rede Reaver dos estados do Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte. A ação integra o processo formativo realizado junto às juventudes da Reaver Nordeste, que integra o Projeto Saúde Ambiental.

O encontro teve como foco fortalecer a consciência crítica e a atuação política em torno da justiça climática, abordando conceitos fundamentais sobre o aquecimento global, gases de efeito estufa (GEEs), mudanças climáticas e os principais encaminhamentos da última Conferência das Partes (COP29).

Os participantes também refletiram sobre como os impactos globais das mudanças climáticas se manifestam em seus territórios e foram convidados a identificar esses efeitos em seus cotidianos.

Um dos pontos centrais do debate foi o racismo ambiental e a forma como comunidades periféricas, negras, indígenas e rurais são desproporcionalmente afetadas por eventos climáticos extremos, ausência de saneamento e políticas públicas ineficientes.

“A oficina foi um espaço potente de construção coletiva e escuta sensível. As juventudes têm denunciado e vivido os efeitos das mudanças climáticas nos seus territórios, e por isso é fundamental ampliar a consciência crítica e a articulação em rede”, destaca Brenda Rozendo, assessora técnica do Instituto TdH Brasil.

O Projeto Saúde Ambiental conta com o apoio da KNH (Kindernothilfe) e do Ministério Federal para Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), e visa promover a saúde e o desenvolvimento sustentável, especialmente para crianças e adolescentes, através de ações educativas e de conscientização sobre questões socioambientais. O projeto busca fortalecer a autonomia, responsabilidade e cidadania desses jovens, tornando-os protagonistas na busca por soluções sustentáveis para seus territórios.