Na quarta-feira, 31 de julho, o Instituto Terre des Hommes (TdH) Brasil apresentou o projeto ‘Jovens Como Protagonistas da Saúde Ambiental no Nordeste’ à direção e ao corpo docente da Escola de Ensino Médio Tempo Integral Maria Alves Carioca-CAIC.
Durante o encontro, foram discutidas as diversas formas de integração do projeto com a rotina escolar, dentro delas, a possibilidade da participação dos integrantes do programa Agente Jovem Ambiental – AJA nas atividades do projeto, assim como a integração do projeto nas disciplinas de Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPs), que abordam questões sociais de forma teórica e prática. A intenção é que as turmas de ensino médio trabalhem o projeto com base na temática “Aluno e Escola”, culminando em uma apresentação prática dos resultados no final do ano.
Além disso, um dos pontos enfatizados durante a reunião foi acerca da importância de revitalização da horta escolar, com a proposta de estender a iniciativa à comunidade local, promovendo uma maior conexão com o território.
Para a articuladora do projeto saúde ambiental, Thayná Sousa, o trabalho em conjunto com as escolas é essencial. “Dessa forma os jovens criam uma consciência coletiva e buscam promover mudanças que vão além do ambiente escolar, impactando positivamente o seu território”, comentou.
O projeto é desenvolvido por TdH Brasil, com apoio da Kindernothilfe e Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).