TDH e Seduc reforçam acordo para prevenção e combate da violência sexual

O Instituto Terre des Hommes (TDH) e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) celebraram um acordo de cooperação que garante a expansão das atividades de prevenção e o combate da violência sexual contra adolescentes de Fortaleza por meio do Projeto Elos de Proteção.

O foco do trabalho será nos territórios II e V, onde estão bairros mais vulneráveis como Cais do Porto, Vicente Pinzon e Bom Jardim.

“A Seduc é uma parceira de TDH Brasil de longas datas. Estivemos ao longo dos últimos anos contribuindo para a inclusão do enfoque restaurativo na educação e na promoção da cultura de paz. Ter o apoio da secretaria é fundamental para o desenvolvimento de ações que reforcem uma educação inclusiva, ao mesmo tempo cuide para que os estudantes saibam como prevenir e não sofram violências”, pontua o presidente de TDH, Renato Pedrosa.

Entre as ações a serem desenvolvidas pelo TDH estão análises das situações das escolas para que possam ser planejadas estratégias para o enfrentamento do abuso sexual. O acordo entre a Seduc e o Instituto tem validade até o fim do ano de 2026.

Trabalho em vigência

O trabalho do Projeto Elos de Proteção, que une forças a uma rede de apoio, vai além do público de crianças, adolescentes e jovens das regionais assistidas, sendo adicionados à corrente de prevenção: familiares, comunidades e escolas – incluindo comissões de Proteção e Prevenção à Violência Contra Criança e Adolescentes -, bem como instâncias do Sistema de Garantia de Direitos e Assistência Social.

MAIS POSTS