Articulação Comunitária

Nossa intervenção

Compreendemos que a comunidade e a escola sozinhas não respondem a todas as necessidades de crianças e adolescentes. Por isso, nos esforçamos para participar ativamente do dia a dia da comunidade com o apoio e a colaboração de instituições governamentais e organizações da sociedade civil, de lideranças comunitárias, das famílias e de outros atores sociais.

Capacitando para resolução de conflitos

As ações de articulação comunitária se desenvolvem com fins de que as escolas e outros atores comunitários (lideranças, polícia, artistas populares, igrejas etc.) sejam capacitados e articulados e implementem e fortaleçam mecanismos positivos de resolução de conflitos e prevenção à violência.

Trabalhando estrategicamente

O Instituto Tdh Brasil se articula com as principais redes de atuação comunitária das cidades nos estados onde desenvolve seus projetos, realizando ações conjuntas para a prevenção da violência em âmbito comunitário, pautando a temática da Justiça Restaurativa e das medidas socioeducativas, cobrando os avanços nas negociações de reivindicações feitas pela comunidade frente ao poder público dentre outras.

Atuando em parceria com a comunidade

O Instituto Terre des hommes Brasil promove ações de sensibilização da comunidade em rede no Grande Mucuripe, em Fortaleza (CE), sobre o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes e promove debates comunitários com adolescentes e jovens, atores comunitários e representantes do governo para discutir melhorias para a comunidade e se chegar a um consenso comunitário.

Articulando para a proteção de crianças e adolescentes

A partir de uma construção coletiva, as organizações que compõem a Rede de Proteção implementam a Rota de Proteção com o objetivo de prevenir e proteger a crianças e adolescentes contra a violência.

Com a realização dos debates comunitários promovidos pelo projeto Mucuripe da Paz, que contam com a presença de representantes do Estado, os adolescentes e jovens passam a ter ciência de como funciona os serviços públicos na comunidade e conseguem chegar num consenso para terem uma melhor abordagem e atendimento. Essas oportunidades acontecem graças a um trabalho de articulação comunitária do Instituto Tdh Brasil.
Fernando da Luz, Educador Social e voluntário do Instituto Tdh Brasil

Participe

Existem diversos meios de apoiar o nosso trabalho.

Seja Financiador
Ajude-nos a melhorar o futuro de milhares de crianças e adolescentes
Seja Parceiro
Encoraje-nos a continuar trabalhando em favor da infância e da juventude
Seja Voluntário
Suas habilidades são valiosas, use-as para ajudar crianças e adolescentes
Seja Doador
Crie mais oportunidades para crianças e adolescentes em todo o Brasil

Parceiros

Desenvolvemos uma rede de parceiros como instituições públicas, organizações da sociedade civil e financiadores sensíveis à causa da infância e juventude que desejam cumprir seus objetivos de responsabilidade social.