O que é saúde ambiental?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o termo Saúde Ambiental como todos aqueles aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, que estão determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos no meio ambiente. Também se refere à teoria e prática de prevenir ou controlar tais fatores de risco que, potencialmente, possam prejudicar a saúde de gerações atuais e futuras.

A pauta ambiental é destaque no Projeto desenvolvido pelo Instituto Terre des Hommes Brasil que, dentre outras questões, também abordará, dentro do Projeto, educação ambiental, mudanças climáticas e direitos ambientais. O propósito é contribuir para que crianças e adolescentes se desenvolvam em um ambiente sustentável. O objetivo do Projeto coaduna com a missão do TdH que é de promover, garantir e defender os direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

O projeto

O Projeto “Adolescentes e jovens como protagonistas da saúde ambiental no nordeste do Brasil” teve início em agosto de 2023 e se estende até fevereiro de 2027, com duração total de 3 anos e meio. Foi concebido com a proposta de garantir o direito à saúde ambiental das crianças e adolescentes através de mobilização por parte desses próprios jovens sendo, eles, os principais agentes de transformação.

Compreendendo que a temática ambiental é uma questão social sensível e urgente, nal qual as crianças e adolescente são mais impactadas, conforme alerta do Unicef, o Projeto Saúde Ambiental surge, também, com a missão de viabilizar o acesso à saúde ambiental através de mobilizações por parte do protagonismo de adolescentes e jovens.

O Projeto, que tem apoio da entidade filantrópica alemã KNH e do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), vai mobilizar ONGs, instituições, coletivos, associações e 12 escolas da rede pública de Fortaleza, impactando indiretamente 30 mil pessoas.

A proposta é criar uma coalizão com os movimentos ambientais – liderados por jovens – catalogados no Ceará e em outros três estados (Maranhã, Rio Grande do Norte e Piauí), criando, assim, uma robusta rede de integração e atuação em prol da manutenção do meio ambiente.

Protagonismo juvenil

O protagonismo juvenil é a participação de crianças, adolescentes e jovens enquanto sujeitos detentores de direitos nos acontecimentos que interferem no âmbito da vida pessoal e no contexto social e comunitário onde estão inseridos. O Instituto Terre des hommes Brasil (TdH) entende que estes jovens têm fundamental importância no processo de reversão do atual quadro de degradação e desequilíbrio ambiental.

Através do estímulo e fortalecimento das competências de adolescentes e jovens, e de uma ação educativa que favorece o desenvolvimento de sua autonomia, responsabilidade e cidadania, o Projeto Saúde Ambiental objetiva tornar estes jovens atores de mudança, com voz ativa e protagonismo frente a sociedade civil.

O Instituto Terre des hommes Brasil (TdH) compreende que o protagonismo juvenil se fortalece a partir de uma articulação de capacidades que contribuem na compreensão e intervenção do sujeito no seu contexto, seja ele social ou cultural, nas políticas públicas, na defesa dos direitos etc. Essas articulações os ajudam a construir as suas respectivas trajetórias de vida. É justamente a partir deste prisma, que o Projeto vai desenvolver, até 2027, cursos, oficinas, capacitações aos adolescentes e jovens, e a criação de uma Rede Juvenil, possibilitando-os força de ação na defesa do meio ambiente.

PÚBLICO ALVO

O Projeto atuará em escolas, coletivos e associações de comunidades, áreas periféricas e zonas costeiras, tendo por foco jovens e adolescentes que tenham idade entre 12 e 21 anos e que estejam em situação de risco e/ou socialmente vulneráveis. Destaca-se que o público selecionado terá, preferencialmente, que ter envolvimento com questões ambientais.

O “Saúde Ambiental” vai atuar em quatro estados nordestinos: Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí. Serão impactados diretamente, somente em Fortaleza, 10 mil alunos. Ao todo, juntando as pessoas indiretamente beneficiadas, o Projeto terá impacto em 30 mil pessoas.

EIXOS DE ATUAÇÃO

O Projeto divide-se em quatro grandes eixos: Formação de jovens e  comunidade escolar; Educação Ambiental e Rede Regional de Jovens em defesa do meio ambiente; Educação Ambiental; e Advocacy.

LOCAIS DE ATUAÇÃO

O Projeto “Adolescentes e jovens como protagonistas da saúde ambiental no nordeste do Brasil” terá ramificações em três estados, além das atividades já execução no Ceará. A atuação mútua dos quatro estados participantes (Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí) do Projeto dar-se-á a partir da formação e atuação de uma rede em prol da saúde ambiental formada através do grupo modelo.  

Telefone: (85) 3263-1142
Endereço:Avenida Antônio Sales, 1885, Sala 1203, bairro Dionísio Torres, Fortaleza-CE
E-mail: tdh@tdhbrasil.com
Site: www.tdhbrasil.org
Instagram: @tdh_brasil
Twitter: tdhbrasil