JUSTIÇA JUVENIL RESTAURATIVA

Para o Instituto Terre des hommes Brasil os cursos de capacitação são estratégias para o fortalecimento das habilidades de parceiros e instituições que trabalham para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Formando através da Justiça Juvenil Restaurativa

Através dos cursos de capacitação, o Instituto Terre des hommes Brasil busca promover a difusão dos princípios e práticas da Justiça Restaurativa como estratégia de pacificação de conflitos e violências envolvendo crianças e adolescentes, sensibilizando e formando profissionais das redes parceiras acerca dos princípios, valores e procedimentos da Justiça Juvenil Restaurativa. Além disto, junto às formações, também assessoramos os governos e instâncias públicas e privadas para a implantação da Justiça Juvenil Restaurativa

"Vamos construir um futuro onde a justiça seja guiada pela compreensão e pelo respeito mútuo."

Difundindo a cultura de paz

Na formação que periodicamente ofertamos a profissionais que atuam no Sistema de Justiça Juvenil, no Sistema Socioeducativo e nas escolas públicas, capacitamos os profissionais a fazer a instrumentalização da metodologia dos Círculos de Construção de Paz como prática pedagógica para a prevenção da violência infantojuvenil e a cultura de paz, além de orientar e fortalecer os profissionais quanto à conduta ética no trabalho com crianças e adolescentes com base nos procedimentos de proteção.

Nossos cursos

O Instituto promove diversos cursos em cada uma das suas três áreas de trabalho. As formações estão organizadas em três eixos de atuação: prevenção à violência urbana juvenil, fortalecimento das capacidades do Sistema Socioeducativo e fortalecimento institucional. Dentre os cursos, estão:

  • Curso introdutório em Justiça Juvenil Restaurativa
  • Curso de facilitadores em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz
  • Curso de instrutores em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz

"A justiça restaurativa não só busca punir a infraçãol, mas também restaurar os laços quebrados entre vítima, infrator e comunidade."

Faça a diferença

Contribua com uma doação e ajude a transformar vidas. Seja parte dessa causa e junte-se a nós para criar um impacto positivo. Cada colaboração conta.