Por meio de uma abordagem plural, Elos de Proteção promove a autoproteção de jovens e adolescente de Fortaleza  

O Projeto, desenvolvido pelo Instituto Terre des Hommes (TdH) Brasil atua em escolas da rede municipal e estadual no enfrentamento ao abuso sexual infanto-juvenil 

Assessor técnico do TdH, Josiberto Sousa, apresenta Projeto Elos de Proteção para alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Helenita Mota

A trajetória do Instituto Terre des Hommes (TdH) Brasil é pavimentada, ao longo das últimas quatro décadas, por sólidos valores sociais, o principal deles a promoção, garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Para alcançar resultados objetivos, uma série de projetos são desenvolvidos por meio de uma equipe especializada na temática. Um desses projetos, o “Elos de Proteção”, atua em escolas da rede municipal e estadual no enfrentamento ao abuso sexual infanto-juvenil. 

O Projeto, a ser realizado até 2028, teve início em 2022 com ações de incentivo a autoproteção dos jovens e é conduzido pelo TdH por uma equipe técnica multidisciplinar de profissionais especialistas no combate à violência sexual.  

Após o primeiro ano completo de desenvolvimento do “Elos de Proteção”, os resultados alcançados já são comemorados pelas direções das 8 escolas em que o Projeto é aplicado. A assessora pedagógica da EEFM Helenita Mota, Antônia Eliane de Souza, é uma das educadoras que considera a atuação do Instituto “como de fundamental importância”. 

“Trabalhar dentro das escolas o enfrentamento a violência já é, por si só, de extrema importância. Mas, o Elos [de Proteção] vai além. Há um olhar cuidadoso à promoção dos Direitos Humanos. Há o fortalecimento do respeito, empatia e da valorização da diversidade. Todas essas pautas, quando abordadas de forma assertiva, como é o caso do Elos de Proteção, gera um resultado positivo aos alunos e, vale destacar, que isso reverbera fora da escola, na sociedade”, destaca Eliane, que possui especialização em Avaliação da Educação Pública.  

Apesar dos bons frutos colhidos neste primeiro ano de ação dentro das escolas, o Elos de Proteção trouxe luz e evidenciou uma realidade desafiadora. Lidar com a temática em questão suscinta uma complexidade envolta ao abuso sexual infantil e reforça a necessidade de uma abordagem plural, com a oferta de informação por meio das formações promovidas nas escolas, mas também trabalhando de forma lúdica. 

“Outro ponto que merece destaque são os Círculos de Diálogos. Já se nota que essa atividade é imprescindível para o trabalho nas escolas por conseguir tratar e mediar conflitos de uma forma leve, mas ao mesmo tempo, eficaz e acolhedora”, acrescenta Eliane.  

A assessora pedagógica da EEFM Helenita Mota, Antônia Eliane de Souza, é uma das educadoras que considera a atuação do Instituto “como de fundamental importância”.

O assessor técnico comunitário Josiberto Sousa é quem acompanha e coordena as atividades do Elos de Proteção na Escola Helenita Mota. Após o primeiro ano de atividades, ele diz conseguir mensurar o impacto positivo causado nos alunos envolvidos no Projeto. Ainda conforme o especialista do TdH, “o Projeto vai além do enfrentamento à violência, mas também direciona os adolescente e jovens ao caminho da construção de valores que, infelizmente, muitas vezes são ausentes no núcleo familiar”. 

A equipe multidisciplinar do Projeto Elos de Proteção tem como meta a continuidade das atividades já iniciadas de prevenção e proteção as violências contra crianças e adolescentes, “de modo a expandir os conhecimentos sobre as diversas formas de violência, e aplicar estratégias que promovam a igualdade de gênero e autoproteção dos alunos”.

Josiberto apresenta Projeto durante a Jornada Pedagógica

“É importante destacar que para trabalhar ações de prevenção e proteção as violências com crianças, adolescentes e jovens é preciso compreender e acolher seu histórico de vida, que envolvem, ao longo do seu desenvolvimento, a precariedade das mais diversas políticas públicas como educação, saúde, habitação, oportunidades de emprego, dentre outros fatores. Tudo isso impacta diretamente em suas vidas”, conclui Josiberto.

Rede colaborativa   

O Projeto Elos de Proteção, do Instituto Terre des Hommes (TdH) Brasil atua em conjunto a uma rede de apoio, que vai além do público de crianças, adolescentes e jovens das escolas assistidas. Os trabalhos do Projeto somam forças à Comissões de Proteção e Prevenção à Violência Contra Criança e Adolescente nas escolas, bem como instâncias do Sistema de Garantia de Direitos e Assistência Social, contempla assim, além dos jovens, seus familiares e comunidades em que estão inseridos.  

MAIS POSTS