Instituto TDH Brasil capacita novos facilitadores em práticas da Justiça Restaurativa no Maranhão

O Instituto Terre des Hommes Brasil, promoveu o curso de novos facilitadores em práticas restaurativas, no período de 14 a 18 de fevereiro, no Maranhão. A formação articulada em parceria com Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC), teve o propósito de capacitar os profissionais da instituição com atuação no atendimento socioeducativo a implementar as práticas de justiça restaurativa através dos círculos de construção de paz.

A formação idealizada pelo TDH Brasil, reflete a expertise da instituição, que atua com o acolhimento de crianças e adolescentes através de ações protagonizadas pelas metodologias restaurativas. 

Entre o público da instituição, educadores, gestores e coordenadores, obtiveram uma formação imersiva de 50h presencial, durante cinco dias. Previamente a formação presencial, os 25 participantes serão submetidos a um estágio, que integra parte do processo, a fim de garantir o cumprimento total da carga horária.

A consultora técnica de justiça restaurativa, Renata Araújo, responsável por facilitar o curso, comenta sobre o anseio dos profissionais da FUNAC em receber a capacitação, bem como, a receptividade dos participantes aos conhecimentos apresentados e já utilizados, mas que necessitavam de maiores encaminhamentos para a prática assertiva

“Essa foi uma formação muito esperada pelos profissionais. A própria forma como a turma foi formada, eu acredito que tenha colaborado com esse resultado, por que, houve um processo de seleção muito criterioso […] chegou em um momento super oportuno, porque ela veio fortalecer uma prática que já acontecia, mas também ela deu um contorno maior para essas experiências”, revela. 

Renato Pedrosa, Presidente da TDH Brasil, destaca: “Esta parceria com a FUNAC contribui para qualificar e incluir o paradigma restaurativo no atendimento aos adolescentes em conflito com a lei. Com a capacitação, os 25 facilitadores possibilitarão prevenir conflitos, fortalecer vínculos, ao mesmo tempo resolver conflitos através dos círculos de justiça restaurativa e construção de paz”.

Com a iniciativa, o curso assume papel importante junto à sociedade, entregando profissionais capacitados na atuação de resolução de conflitos existentes no atendimento socioeducativo, e que são pautadas em práticas restaurativas. 

MAIS POSTS