Jovem ajudando jovem: ações contribuem para a prevenção do abuso sexual em escolas

Por meio das conversas, é possível identificar sinais de alerta de que uma situação pode estar evoluindo para abuso sexual. (FOTO: TdH)

Criar um ambiente acolhedor que torne possível o debate sobre abuso sexual entre jovens é um dos caminhos para a prevenção. Em um espaço tranquilo e lúdico, eles e elas podem tratar os principais desafios entre si, colaborando para a disseminação das discussões.

Neste contexto, a conversa direta, de jovem para jovem, também pode ser crucial. É o caso de Yago Saldanha, artista e protagonista do Projeto Elos de Proteção, desenvolvido em Instituto Terre des Hommes Brasil (TdH) com apoio da Kindernothilfe (KNH), e também embaixador da paz pela Escola Maria Felício Lopes, localizada no bairro Cais do Porto, em Fortaleza.

Hoje, Yago integra ainda o Projeto Elos de Proteção. Nele, o artista contribui com atividades que visam prevenir e combater o abuso sexual.

“São realizados diversos tipos de atividades como Círculos de Diálogo com temas que abordam a prevenção, cines debates que trazem o tema de forma abordar com cuidado sobre a prevenção ao abuso sexual. Também são trabalhadas oficinas em que aprendem a importância de saber identificar casos de abuso e meios de denúncia”, cita Saldanha.

Por meio das conversas, é possível identificar sinais de alerta de que uma situação pode estar evoluindo para abuso sexual. Durante as ações, são discutidas formas de como os jovens podem enxergar e responder a esses sinais.

“Dependendo da situação que vier a ser mais íntima, por exemplo, certas ações da pessoa autora, é de bastante importância que o jovem busque ajuda da família ou de alguém de confiança da escola, já que são realizadas formações com gestores e alguns professores das escolas onde atuam. Mas também podem ligar no  Disque 100 e fazer uma denúncia anônima”, comenta o jovem.

Nos projetos ligados ao TdH, como o Elos de Proteção, são compartilhadas ideias que podem ensinar os jovens a reconhecer e respeitar os limites dos outros, bem como promover a cultura do consentimento em seus relacionamentos e interações diárias.

Rodas de conversa contribuem para informar jovens em escolas (FOTO: TdH)

Yago Saldanha lembra que, trabalhando com a cultura de paz, o respeito e a empatia de forma ter esse convívio mais respeitoso, um jovem se importa com os sentimentos do outro e forma-se, daí, um consentimento e que percebam se os limites são desrespeitados.

Por fim, a partir das capacitações do TdH, Saldanha lembra que há um impacto importante na prevenção contra o abuso entre os outros jovens que acompanham os projetos, sendo ouvintes ou ministrando as atividades.

“A partir do que eu já vi e já vivenciei na rotina das escolas, entendo que é de grande importância trabalhar a prevenção, já que muita das vezes eles não sabem indentificar situações onde há abuso, de quais quer tipo, e trabalhando a prevenção os jovens conseguem lidar com situações não somente do abuso sexual, mas tbm de outras violações que estão presentes mesmo no ambiente escolar”, finaliza o artista.

MAIS POSTS