Juventude, arte e sustentabilidade em ação: Projeto “Saúde Ambiental” traz conscientização, educação ambiental e expressão artística

Foto: TdH

O Instituto Terre des Hommes (TdH) Brasil e parceiros promoveram no sábado, 06, duas ações de continuidade do projeto Saúde Ambiental: o I Encontro de Cuidados do Colégio Dona Júlia Alves e a Oficina de Customização de ecobag. Os eventos buscaram promover a participação de jovens e adolescentes em atividades socioambientais. Ao todo, foram 57 jovens, entre 12 e 21, engajados em causas sociais com foco no meio ambiente. 

Durante o período da manhã a criatividade tomou conta dos muros esbranquiçados que antes rodeavam a conhecida, e sexagenária, Escola Municipal Dona Júlia Alves.  Cores, formas e formatos escolhidos pelos próprios integrantes da Reaver, comunidade escolar e os demais presentes, resultaram em expressões artísticas relacionadas à natureza e sustentabilidade.  A ação buscou promover, através do grafite, a revitalização do equipamento público. Esta atividade foi uma iniciativa do Coletivo Revide, integrante da Reaver, da própria Escola e do Projeto Ruela. 

A campanha foi uma parceria e teve o objetivo de “alertar, conscientiza as pessoas, os estudantes da comunidade escolar e de todo o bairro, a da escola, a valorizá-la. A grafitagem foi antecedida com uma pré-oficina com temáticas ambientais e agora estamos juntos dando uma outra cor, uma outra vida com arte, na Escola Júlia Alves”, destacou Renato Pedrosa, presidente do Instituto Terre des Hommes Brasil. 

Foto: TdH

Cristiano de Oliveira, diretor da Escola Estadual Dona Júlia Alves Pessoa comentou sobre a ação e a importância da apropriação da escola entre os alunos. “Essa em parceria com a TdH representa muito para toda a comunidade escolar. Representa diversidade, protagonismo para os estudantes que estão participando da ação, consciência cultural e ambiental. Tudo isso para ter uma comunidade cada vez mais representativa”.  

Sobre a apropriação do espaço escolar, ainda comentou que “Esse espaço é dos estudantes e eu espero que com essa ação traga mais consciência ambiental, mas acima de tudo que os alunos se apropriem da escola. Essa escola é de vocês, é para vocês e é por isso que essa ação está sendo feita”, disse. 

Foi uma experiência educativa significativa para os participantes, comentou Maria Vitoria, integrante do coletivo Revide e estudante da Escola Municipal Júlia Alves, enquanto grafitava os muros da escola onde estuda. “Um momento muito importante, não só para mim, mas também para a comunidade periférica. Foi muito legal poder grafitar os muros da escola, já que é uma instituição representativa do nosso bairro. Além da representatividade feminina, da mulher periferia, que está estampada no nosso muro”, comentou.  

Foto: TdH

Para alguns alunos, como Antônio Caleu, foi a primeira fez atuando na elaboração de arte de grafismo. “Eestar participando dessa experiência é muito diferente, eu só fazia no papel, com lápis e caneta e hoje eu tenho a experiencia de estar fazendo isso com spray e tinta, fazendo grafite, e eu achei isso muito legal e eu quero praticar mais vezes”, finalizou.  

A ação faz parte do projeto “Adolescentes e jovens como protagonistas da saúde ambiental no nordeste do Brasil” iniciado em agosto de 2023 pelo Instituto TdH e cuja duração se estende até o início de 2027.  O projeto tem como missão formar com excelência jovens e adolescentes de modo que eles possam atuar, a longo prazo e de forma sustentável, como multiplicadores para dar continuidade às atividades desempenhas ao longo da execução do Projeto.   

Oficina de customização de ecobags  

Sabe-se que as sacolas plásticas são um dos responsáveis por causar poluição de mares e e rios, além de ser prejudicial para a vida dos animais do planeta. Dessa forma, seguindo a premissa de elaborar ações que buscam um conceito pedagógico, participativo e educativo para jovens e adolescentes, ainda no sábado, 06, ocorreu a Oficina de customização de ecobags no qual buscou desenvolver técnicas e habilidade criativas, fazendo com que cada jovem e adolescente presente, desenvolvesse a sua própria ecobag.  

Foto: TdH

Práticas e técnicas de customização e colagem também foram demonstradas durante a ocasião. A ação também incentivou o debate acerca da importância da redução do uso de sacolas plásticas, promovendo uma reflexão acerca dos seus impactos ambientais devido ao uso excessivo. 

Durante a execução do projeto “Adolescentes e jovens como protagonistas da saúde ambiental no nordeste do Brasil” a articulação da juventude em prol das questões sociais e ambientais é fundamental para o desenvolvimento do projeto. São ações como essas que estimulam seus conhecimentos criativos, sociais, políticos e ambientais em prática.  

Gabriel, representante da Organização Ambiental Sustentável (OAS), e integrante da Reaver mencionou aceca da importância da ação. “Nesta oficina, a gente colocou nossa arte em nossa própria bolsa, isso estimula cada participante a usá-la, seja no shopping ou em lugares alternativos. Dessa forma, contribuimos com a diminuição do consumo de sacolas plásticas. Foi uma oficina muito interessante, eu gostei muito de participar, eu realmente posso dizer que aprendi bastante”, destacou.

Você, jovem ou adolescente entre 18 e 21 anos, quer se juntar ao time da Reaver? Mantenha contato com a gente! Siga os nossos canais oficias:

Instagram: @tdhbrasil | @redereaver

Site: www.reavernordeste.org

 

MAIS POSTS