Rodas de conversa sobre exploração sexual sensibilizam cerca de 100 jovens em escolas de Fortaleza

O trabalho voltado para crianças e adolescentes, mesmo com uma vasta experiência do TdH, é sempre desafador, afinal, os projetos sociais seguem como um aprendizado também para que promove. (FOTO: TdH)
O trabalho voltado para crianças e adolescentes, mesmo com uma vasta experiência do TdH, é sempre desafador, afinal, os projetos sociais seguem como um aprendizado também para que promove. (FOTO: TdH)

O Instituto Terre des Hommes Brasil (TdH) realizou neste mês de junho rodas de conversa nas EEMTI Helenita Mota, Escola Municipal Maria Felício Lopes e Escola Municipal Godofredo de Castro Filho de Fortaleza, sobre o trabalho infantil, em específico a exploração sexual, contra crianças e adolescentes, com o objetivo de oferecer aos estudantes conhecimento sobre a temática e saber como proceder diante da violência sexual.

Foram realizadas três rodas de conversas, com metodologia lúdica e interativa, com a participação de 101 estudantes das escolas públicas parceiras.

“Os desafios de tratar o tema com crianças, adolescentes e jovens (em alguns) é trazer um presente ou lembranças de uma infância que está sendo ou foi negada. Seja pela necessidade econômica, pela imposição ou pela fome”, comenta o assessor técnico do TdH, Josiberto Sousa.

Após as rodas de conversa, Sousa explica ainda que os/as participantes saem ‘mais atentos/as’ a esta questão, sabendo identificar os tipos de trabalho infantil existente e, principalmente, sobre a prevenção e proteção sobre a exploração sexual.

“Cientes que a exploração é a pior forma de trabalho infantil e prevenidos a não serem seduzidos ou serem captados por terceiros, aproveitadores ou agenciadores para tal trabalho”, relata o profissional do Instituto.

As rodas de conversas com temáticas de prevenção, proteção e interrupção do abuso sexual contra crianças e adolescentes acontecem sistematicamente a partir do Projeto “Elos de Proteção”, em uma parceria do TdH Brasil com a Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza e a Secretaria da Educação do Estado do Ceará.

MAIS POSTS