Jovens representantes de TdH tomam posse para o 1º Comitê de Participação dos Adolescentes (CPA) do Comdica

Comissão fortalecerá as políticas públicas direcionadas às crianças e adolescentes de Fortaleza.

Foto: TdH

Na quinta-feira, 02, as adolescentes Mikaely Lima e Raquel dos Santos, representantes do Instituto Terre des Hommes Brasil, estiveram tomando posse como membros do primeiro Comitê de Participação dos Adolescentes (CPA) do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza (Comdica), para o biênio 2024/2026. O evento aconteceu no Cuca do Pici e contou com a presença de autoridades, representantes de entidades e convidados. Na ocasião, também ocorreu a posse do Colegiado do Comdica.

O CPA foi estabelecido para promover discussões e auxiliar os adolescentes no aprimoramento de suas habilidades, além de fortalecer sua influência nas políticas públicas direcionadas às crianças e adolescentes de Fortaleza. Durante o encontro, 18 jovens tomaram posse como colegiado do Comitê de Participação de Adolescentes.

Para a adolescente Mikaely Lima é fundamental a inclusão de adolescentes e jovens nas decisões do Conselho. “Acredito que seja muito importante a participação de nós, adolescentes, para garantirmos os nossos próprios direitos e fazer com que eles sejam respeitados. Nossa participação dentro da Comissão nos dará mais direito de fala e nos ensinará também a escutar e aprender mais sobre o assunto”, disse.

Já Raquel dos Santos comentou acerca da honra que é fazer parte do primeiro Comitê de adolescentes do COMDICA. “Esse momento é muito importante para mim, visto que estarei ao lado de pessoas que lutam a anos por políticas públicas que fazem a diferença. Sobre a posse, foi tudo muito produtivo e animado. Tenho muitas expectativas para essa gestão e espero fazer o meu melhor ao lado da Mikaelly”, comentou a adolescente. 

Foto: TdH

O Comitê de Participação de Adolescentes (CPA)

Conforme o Promotor de Justiça Luciano Tonet, representante do Ministério Público do Ceará, “A escuta e a representatividade de adolescentes e jovens nos ambientes políticos é primordial para a efetivação e construção de políticas para o próprio público”, comentou.

O Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) é um instrumento de fortalecimento das discussões de políticas públicas para o público infanto juvenil. É uma resposta a Resolução n°191 de 07 de junho de 2017 do CONANDA, que dispõe sobre a matéria, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA, que deliberou a formação de um Comitê de Participação de Adolescentes – CPA, como forma de inserir a participação dos adolescentes no Conselho.

MAIS POSTS