Escolas do Ceará recebem novo material educativo sobre prevenção de violências

O novo Caderno foi desenvolvido por meio do projeto Elos de Proteção (FOTO: Fernando Brito/TdH)

O Instituto Terre des Hommes Brasil (Tdh), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), lança, às 10h desta terça-feira (16), o ”Caderno de Orientações Metodológicas para as Comissões Escolares de Proteção e Prevenção às Violências”. O evento será realizado na Escola Estadual Helenita Mota, no bairro Cais do Porto, em Fortaleza.

Entre os principais objetivos do material didático é fortalecer a atuação das comissões escolares na prevenção e proteção de violências contra os (as) jovens, orientar as instituições no enfrentamento ao abuso sexual – principalmente contra meninas e mulheres -, além de contribuir para um ambiente mai seguro nas escolas.

O presidente do TdH Brasil, Renato Pedrosa, explica como se deu a concepção do material:

”O Caderno de Orientações Metodológicas, ele foi elaborado a partir de um projeto que a gente vem desenvolvendo com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará e também com a Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza. Ele está inserido dentro no projeto Elos de Proteção, que visa prevenir, proteger, combater e também interromper o ciclo do abuso sexual contra crianças e adolescentes. Nele, um dos objetivos é contribuir com o fortalecimento de estratégias e mecanismos para que as escolas saibam identificar, encaminhar com segurança e acompanhar os casos que foram identificados de violência nas escolas. Então esse caderno visa contribuir para a implantação e o fortalecimento das comissões de proteção e prevenção das diversas formas de violência em contexto escolar para as escolas públicas estaduais”.

Com vasta atuação em projetos que visam a proteção de crianças e adolescentes no âmbito da violência sexual, a parceria entre TdH e Seduc vai levar o material para todas as escolar estaduais do Ceará.

Todas as escolas públicas estaduais, ou seja, 741 no total, vão receber um exemplar impresso desse caderno de orientações metodológicas e o material também vai estar disponível para baixar em PDF no site do TdH. Na perspectiva, que é um projeto que já vem sendo desenvolvido, as escolas já estão sendo beneficiadas porque o instituto já acompanha, em parceria com as secretarias Municipal e o Estadual de Educação, periodicamente 8 escolas de Fortaleza e também fizemos uma formação, orientações de como as escolas estaduais podem construir os seus planos de prevenção das violências em contexto escolar”, reforça o predisente do TdH.

O evento de lançamento e entrega dos cadernos iniciais terá a participação do deputado estadual Renato Roseno, estudantes, professores, representantes do Conselho Tutelar e de organizações da sociedade civil.

MAIS POSTS