Podcast ‘Vozes’ aborda em sua segunda temporada a temática ambiental

O Instituto Terre des Hommes (TdH) Brasil retomou, em dezembro do ano passado, o Podcast Vozes, um espaço criado para dar voz aos adolescentes e jovens que se interessam sobre os mais diversos temas relevantes à sociedade. Nesta nova temporada, o Vozes vai abordar com maior ênfase a pauta ambiental. Nos três primeiros episódios lançados em dezembro, os convidados debaterem sobre essa temática tão atual e urgente. O Vozes terá três edições anuais, sempre contando com a participação de especialistas e jovens que possuam engajamento com a pauta ambiental.

No primeiro episódio da segunda temporada, o Podcast versou sobre o projeto “Adolescentes e jovens como protagonistas da saúde ambiental no nordeste do Brasil”, desenvolvido pelo Instituto TdH e que ao final de sua vigência, em 2027, estima atingir diretamente cerca de 10 mil alunos de Fortaleza, Capital cearense. O tema do programa foi “O que é, qual a abordagem, eixos de atuação e objetivos do Projeto Saúde Ambiental?”.

Diante de um cenário de iminente catástrofe ambiental, onde a degradação ao ecossistema avança em assustadora escalada, os jovens são um dos principais afetados. Exemplo disso é o relatório da ONU que aponta que cerca de 40 milhões de meninas e meninos brasileiros já estão expostos a mais de um risco climático ou ambiental. O estudo apontou ainda que os impactos da crise climática já afetam a garantia de direitos das futuras gerações.

Para discutir sobre o assunto e explicar como o projeto ambiental do Instituto Terre des Hommes (TdH) vai atuar para dirimir os danos deste cenário, o Podcast contou com a participação do presidente do Instituto, Renato Pedrosa e do jovem Paulo Ricardo, facilitador do Greenpeace Fortaleza.

Já no segundo episódio, foi abordado o tema “Protagonismo Juvenil e sua importância na luta das pautas ambientais”. As convidadas foram a assessora ambiental do TdH, Denise Mota e a jovem Carla Nayara, ela que é participante do Coletivo Pantanal em Ação. O programa destacou que pelo menos 60% das crianças do Brasil estão expostas a riscos ambientais. São as crianças o público mais afetado pela degradação ambiental, mas, também são esses mesmos jovens os detentores do maior poder de ação para reversão deste quadro.

Pesquisas apontam que os jovens, enquanto protagonistas, têm importante papel na sociedade. Ao adquirirem consciência social, esses jovens terão voz ativa e serão importante peça na mudança de rota da preservação do meio ambiente.

No terceiro e último episódio do ano passado, o Vozes abordou sobre o “Racismo ambiental”. Participaram a assessora técnica em Advocacy do TdH, Vanessa Feitosa; a mestranda em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Andreia Lopes, ela que também é integrante do Coletivo Crauá, e a jovem Nayana Lima, que possui forte engajamento na pauta ambiental.

A escolha do tema justifica-se pela pouca exposição e conhecimento do termo ‘racismo ambiental’. Embora muitos ainda o desconhecem, infelizmente esse termo está mais presente em nosso cotidiano do que a gente imagina. Enchentes, alagamentos, rompimentos de barragens ou açudes, invasão de territórios, acesso escasso à água e esgoto tratado ou coleta de lixo deficitária. Essas são algumas das situações que evidenciam o racismo e a injustiça ambiental que grupos vulneráveis vivenciam ao longo da vida.

Quer conferir cada um desses programas? Basta clicar neste link. Em 2024, outros três episódios irão ao ar. O Vozes é cofinanciado pela organização filantrópica Alemã, KNH, e pelo Ministério do Desenvolvimento e Cooperação da Alemanha (BMZ).

MAIS POSTS