Caminhos para Saúde Mental: projeto visa beneficiar 4 mil crianças e adolescentes em Fortaleza

As escolas públicas, frequentemente refletindo uma ampla gama de realidades, devem ser espaços atentos às necessidades emocionais e psicológicas dos estudantes.
As escolas públicas, frequentemente refletindo uma ampla gama de realidades, devem ser espaços atentos às necessidades emocionais e psicológicas dos estudantes. (FOTO: TdH Brasil)

Em um mundo onde as demandas e pressões sobre crianças e adolescentes crescem constantemente, a atenção à saúde mental torna-se uma necessidade urgente, especialmente em escolas públicas, que atendem a uma diversidade de contextos socioeconômicos. O tratamento efetivo da saúde mental nesses ambientes não apenas beneficia os alunos individualmente, mas, também, promove uma sociedade mais saudável e resiliente.

Neste cenário, o Instituto Terre des Hommes (TdH) Brasil, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME), lança o projeto Caminhos para Saúde Mental, que tem por objetivo principal prevenir, promover e fortalecer cuidados de saúde mental de crianças e/ou adolescentes em âmbito escolar na cidade de Fortaleza.

Conforme a assessora técnica do Instituto TdH, a pedagoga e psicanalista Renata Araújo, também estão previstos atendimentos com profissionais da área da Psicologia para as situações que demandam uma atenção mais individualizada.

“Além disso, [o projeto] busca fortalecer ações no âmbito preventivo, através de vivências e espaços de reflexão sobre temas pertinentes à saúde mental e sobre posturas facilitadoras para o estabelecimento de espaços de trocas, acolhimento e cuidado. Trata-se de um convite a todos que fazem parte da comunidade escolar para que protagonizem ações de cuidado entre si”, comenta.

As escolas públicas, frequentemente refletindo uma ampla gama de realidades, devem ser espaços atentos às necessidades emocionais e psicológicas dos estudantes. Ao tratar a saúde mental nesses ambientes, a assessora técnica do TdH, Renata Araújo, destaca que há uma promoção a equidade, oferecendo a todos os alunos a oportunidade de desenvolver habilidades emocionais fundamentais. Porém, sempre há desafios.

“Por ser um espaço de convivência diária que conta com uma comunidade múltipla e diversa é comum que na escola ocorram diversas situações que podem acabar contribuindo para o agravamento de questões relacionadas à saúde mental, principalmente se não forem cuidadas da forma adequada.  A realidade tem nos mostrado e algumas pesquisas no campo da saúde mental também, um índice crescente de problemas relacionados ao tema, cada vez mais e mais cedo crianças e jovens enfrentam desafios para cuidar e manter a saúde, não só do corpo físico, mas da mente e do espírito (considerando aqui nossa conexão enquanto seres humanos e nossos relacionamentos)”, diz Araújo.

A assessora técnica reforça ainda que falar de saúde mental é abordar também a garantia de direitos e condições favoráveis de vida. “Nesse sentido, acredito que os principais desafios estejam relacionados a problemas e realidades sociais, envolvendo a situação socioeconômica das famílias e estudantes, violências estruturais, negação de direitos de moradia, saúde básica, educação e lazer”.

O tratamento precoce de questões de saúde mental em escolas públicas é um investimento preventivo, destaca Renata. Ao abordar preocupações emocionais desde a infância e adolescência, é possível evitar a manifestação de problemas mais graves na idade adulta. Isso não apenas contribui para o bem-estar individual, mas também para a redução dos custos sociais associados ao tratamento de doenças mentais crônicas.

Para subsidiar o planejamento das atividades do projeto Caminhos para Saúde Mental, o TdH realizou um levantamento das principais demandas atendidas pelo Serviço de Psicologia Escolar para que as ações fossem planejadas de forma mais assertiva considerando as necessidades do contexto em que se pretende intervir.

Dentre as principais temáticas que foram apresentadas, estão a gestão da ansiedade; gestão das emoções; prevenção ao bullying; projeto de vida; gestão do luto. Renata Araújo comenta ainda que toda a concepção do Projeto foi pensada considerando o envolvimento da comunidade escolar. Além disso, a proposta está articulada com os três campos da Promoção de Saúde, o que a torna uma metodologia potencial para fortalecer a política pública:

1.No desenvolvimento de habilidades pessoais fornecendo informações e oportunidades de aprendizado com relação ao autocuidado em saúde mental;

2.Na criação de ambientes favoráveis à saúde mental. Serão ofertados atendimentos individuais e/ou grupal com profissional de psicologia;

3.No reforço da ação escolar no âmbito preventivo, incentivando que as crianças e/ou adolescentes protagonizem ações de cuidado entre pares e oferecendo espaços de escutas e cuidados através de círculos de diálogos. 

Ao longo de um ano, o Caminho para a Saúde Mental espera beneficiar 4 mil crianças e adolescentes de escolas públicas de Fortaleza, além de 20 profissionais da comunidade escolar.

A importância de tratar a saúde mental de crianças e adolescentes em escolas públicas não pode ser subestimada. Ao agir proativamente para promover um ambiente emocionalmente saudável, não apenas estamos capacitando os estudantes a enfrentarem os desafios da vida, mas também construindo uma sociedade mais compassiva e resiliente no longo prazo.

MAIS POSTS