Grupo de trabalho com jovens piauienses debate cenário socioambiental do nordeste

Encontro com jovens realizado em Teresina, no Piauí

Integrar jovens de diferentes estados nordestinos em prol da causa socioambiental é uma das missões do projeto “Adolescentes e jovens como protagonistas da saúde ambiental no nordeste do Brasil” desenvolvido, desde agosto de 2023, pelo Instituto Terre des Hommes (TdH) Brasil. Neste contexto, o presidente do Instituto, Renato Pedrosa, realizou imersão de uma semana na capital do Piauí no final de janeiro deste ano com o objetivo de fazer uma análise situacional do cenário ambiental em Teresina.

Para o representante do TdH, é de vital e singular importância a união do potencial juvenil com as temáticas ambientais. Pedrosa destaca como pontos-chaves dessa interação o “compartilhar saberes e experiências entre esses atores protagonistas, e o agrupamento desses jovens com uma dimensão a nível de Nordeste para a discussão da temática ambiental”.

“A grande importância para o Projeto é reunir forças e potencialidades de adolescentes e jovens, por intermédio da Reaver, pois atualmente existem diversos projetos desenvolvidos por adolescentes e jovens, mas feito de forma isolada ou com reduzida articulação. A Reaver vem para reunir e, em conjuntos trabalharem para saúde ambiental. [Essa interação] também contribuirá para perceber que a problemática de cada estado pode ser a mesma e, juntos [os jovens] irão enfrenta-la”, destacou Renato.

A Reaver ao qual o presidente do TdH se refere é a Rede Ambiental de Valorização de Ecossistemas em Restauração. O grupo, formado pela união de adolescentes e jovens – a princípio do Ceará, mas que se expandirá para integrantes dos estados do Piauí, Rio Grande do Norte e Maranhão – tem por missão fortalecer a luta socioambiental, semeando o sonho de uma vida integrada com a natureza e o respeito à diversidade.

Um desses grupos integrados ao Reaver é o Coletivo Jovens de Meio Ambiente-PIAUI (CJMPI). O fundador e presidente do coletivo, Léo Pereira, considera a integração entre os jovens um importante elo para o desenvolvimento e aplicação das pautas ambientais no Nordeste. “Eu avalio este encontro com o TdH como extremamente produtivo e enriquecedor. Foi uma ótima oportunidade para trocar ideias e aprender mais. Percebi durante o encontro que ainda existem jovens empenhados a querer a fazer a mudança e isso me motivou continuar a minha missão”

Léo Pereira, fundador e Presidente do Coletivos Jovens de Meio Ambiente-PIAUI (CJMPI)

Análise

O trabalho de campo em Teresina identificou os atores estratégicos da sociedade que podem contribuir com a expansão do Projeto Saúde Ambiental pelo Nordeste e mapeou ONGs, institutos e coletivos que atuam na luta por avanços na temática socioambiental. Além disso, a análise situacional identificou um cenário de alerta no Estado do Piauí no que versa sobre o impacto da degradação ambiental nas crianças e jovens.

Dados recentes do Ministério da Saúde indicam que o Estado registra 17,5 mortes de crianças por mil. Neste cenário, dos 5.699 pediatras distribuídos pelo país que realizam o primeiro atendimento de atenção em saúde, considerado a principal porta de entrada do SUS, apenas 14 prestam assistência aos pequenos piauienses.

Segundo ainda o órgão federal, a mortalidade infantil é um indicador de saúde e condições de vida de uma população. Com o cálculo da sua taxa, estima-se o risco de um nascido vivo morrer antes de chegar a um ano de vida. Quanto maior o valor, mais precárias são as condições de vida e saúde e menores são os níveis de desenvolvimento social e econômico.

Em paralelo a este número de alerta, o Instituto TdH identificou que as escolas do Piauí têm buscado integrar a Educação Ambiental em seus currículos, proporcionando aos estudantes experiências práticas e teóricas que os sensibilizem para as questões ambientais locais e globais. Projetos interdisciplinares que envolvem ciências, geografia e até mesmo artes têm sido implementados para promover uma compreensão holística do meio ambiente.

Renato Pedrosa considera de singular importância a união do potencial juvenil com as temáticas ambientais

Gargalos

No entanto, apesar do importante avanço em algumas áreas, os desafios persistem. Os principais gargalos são a falta de recursos financeiros, a necessidade de capacitação contínua de professores e a adaptação constante dos currículos às mudanças nas dinâmicas ambientais.

A Educação Ambiental no Piauí, portanto, enfrenta o desafio de ser um processo contínuo e adaptativo, moldando não apenas as atitudes individuais, mas também influenciando as políticas públicas em prol de um desenvolvimento sustentável.

Nesse contexto, o Projeto Saúde Ambiental, por meio da ação dos adolescentes e jovens que compõem a Rede Ambiental de Valorização de Ecossistemas em Restauração, terá como um de seus desafios, uma vez identificados os pontos críticos, avançar no desenvolvimento de ações que possam mitigar ou reduzir tais impactos ambientais.

“O Instituto TdH, ao longo dos seus 40 anos de existência, tem entre suas premissas valorizar a participação de crianças, adolescentes e jovens. As juventudes têm um potencial mobilizador, agregador e potente para fazer mudanças. Nós, enquanto Instituição, acreditamos e vamos apoiar para [os jovens] se agrupem para contribuir com mudanças no âmbito da saúde ambiental no nordeste do Brasil”, acrescentou Pedrosa.

Léo Pereira acrescenta que “os jovens têm um papel vital na promoção da sustentabilidade e na pressão por mudanças efetivas. Nós trazemos novas ideias, energia e motivação para impulsionar ações positivas em prol do meio ambiente. Além disso, somos o futuro do planeta e precisamos estar preparados e engajados para enfrentar os desafios ambientais que estão por vir”.

Avanços

A mesma análise situacional feita no Piauí será realizada, por assessoras técnicas do Instituto Terre des Hommes (TdH) Brasil, nos estados do Maranhão e Rio Grande do Norte. Em cada um desses estados, após o mapeamento do cenário e identificação de seus atores, o Projeto Saúde Ambiental vai desenvolver uma caravana, cujo objetivo é integrar os participantes da Rede Ambiental de Valorização de Ecossistemas em Restauração de modo a fortalecer os laços entre os adolescentes.

Em Teresina, essa caravana já tem data. Ela acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro, com a participação de adolescentes e jovens que compõem a Reaver. O objetivo geral é promover a educação ambiental para a juventude no Piauí. A programação do evento inclui Rodas de conversas, palestras, atividades lúdicas, oficinas com temáticas da educação ambiental; dentre outras atividades.

MAIS POSTS