Instituto Terre des Hommes encerra primeiro ciclo de mapeamento ambiental em Fortaleza

Técnicas do TdH visitaram o Projeto Ação Sublime Ambiental (ASA), na Floresta do Curió (Crédito: Comunicação/TdH)

O Instituto Terre des Hommes (TdH) encerrou, neste domingo (22), o primeiro ciclo de visita e mapeamento aos grupos, instituições, coletivos e demais organizações que possuem atuação pautada na agenda socioambiental. Ao longo de mais de um mês, equipes do TdH dialogaram com inúmeros grupos da Capital cearense.

O objetivo das visitas é criar uma rede de cooperação para fomentar ações no campo da saúde ambiental, uma temática urgente e necessária frente as avassaladoras e vorazes degradações na quais o ecossistema tem sido submetido.

No domingo, data que marcou o fim deste ciclo, o TdH esteve com o grupo do projeto Ação Sublime Ambiental (ASA) que promove ações de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos na Floresta do Curió. O grupo, formado em 2021, é composto por 15 jovens com idades entre 15 e 25 anos.

A técnica de saúde ambiental, Patrícia Lima, explica que o TdH pretende atuar junto a essa comunidade no “fortalecimento dos jovens e na promoção de uma conexão proativa com outros coletivos e instituições que atuam com mesma temática. Nossa missão é criar uma rede forte, coesa, engajada e que atue como multiplicadores deste tema. Acreditamos que os jovens são os grandes protagonistas desta mudança de cenário e postura dos quais o mundo carece”.

Na sexta, a equipe do TdH também conheceu o projeto ambiental “Mata Fome”, que atua na ocupação do Carlos Marighella, e o Instituto Juventudes, do grupo Sagrada Familía. Ainda na sexta, o Instituto Terre des Hommes visitou a Associação de moradores do bairro da Serrinha, intitulada ‘Amor Base’. O grupo possui uma horta comunitária e realiza, também, limpeza na lagoa que fica dentro do território da Serrinha.

O presidente do TdH, Renato Pedrosa, reforça o compromisso do Instituto com as pautas sociais e destaca que viver em um mundo mais harmônico e próspero passa pelos cuidados com os bens naturais. “Nós atuamos e lutamos na garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. E esse é um escopo complexo que envolve também, dentre tantas questões, a responsabilidade ambiental. O TdH tem como essência abraçar causas e desenvolver ações que contribuam para um mundo em que todas as pessoas possam viver com dignidade”.

Assessoria de Comunicação – TdH
Jornalista responsável: André Costa

MAIS POSTS