Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão é realizada em parceria entre TdH e a Liga Acadêmica de Ecologia e Conservação (LAEC) da UFPI  

Foto: Nichole Oliveira

Instituto Terre des Hommes Brasil, com a missão de difundir a luta ambiental no Nordeste do Brasil, estabelecendo relações sólidas e confiáveis, apoiando instituições e organizações da sociedade civil de cada estado, realizou entre os dias 18 a 22 de março, a I Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão (I MEPE), em parceria com a Liga Acadêmica de Ecologia e Conservação (LAEC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).  

O evento recebeu o apoio  do projeto de Saúde Ambiental, que busca incentivar, fortalecer e apoiar as iniciativas de jovens e adolescentes na pauta ambiental. Na ocasião, minicursos, palestras, debates e exposições de trabalhos acadêmicos foram apresentados. Durante o encontro, os palestrantes convidados abordaram temas sobre Ecologia, ministrado por Karine Penha e Bruno Barbosa (INPA); Zoologia, com Lúcio Mauro; Genética por Ângela Celis e Verônica Brito; Saúde com Dalton Dittz; Botânica com Bruno Ayron e Paleontologia, por Juan Carlos.  

Com o propósito de aproximar os alunos da realidade dos docentes, a I Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão contou também com o “Papo com o professor”. A mediação ficou por conta dos professores Bruno Pralon, Jardel Santos, Roseli Barros e Maria Carolina.  

Foto: Nichole Oliveira

Foram mais de 190 inscrições com a presença de não tem o número de participantes? diversos alunos, incluindo egressos de outros cursos de universidades públicas e privadas. Para Nichole Oliveira, estudante da UFPI, a “I Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão” contou com uma participação efetiva de todo o corpo acadêmico, tanto alunos como professores. “Tivemos uma abrangência muito boa, foi um evento que contribuiu bastante para todos, gerando diversas trocas e debates. Já estamos ansiosos para o próximo evento. A intenção agora é fazermos um por ano.”, pontuou.  

Além disso, apresentações de trabalho e quatro minicursos sobre as temáticas específicas foram ofertados. Os professores Lara Priscila, Murilo Guimarães Rodrigues, Grazielly Silva, Loane Sampaio, Mariana Ellen Barbosa, Mariana Gomes Adriano e Luan Brandão ficaram encarregados de ministrar os cursos.    

Foto: Nichole Oliveira

Articulação do Projeto em Teresina (PI)  

Após imersão e análise situacional do cenário ambiental em Teresina/PI, o presidente da Instituição Terre des Hommes Brasil, Renato Pedrosa, identificou atores estratégicos da sociedade que podem contribuir com a expansão do Projeto Saúde Ambiental pelo Nordeste. Foram mapeadas instituições, OSC, institutos e coletivos que atuam na luta por avanços na temática socioambiental.  

Nesse caso, a parceria entre TdH Brasil e a Acadêmica de Ecologia e Conservação (LAEC) da UFPI busca difundir o conhecimento acerca da luta socioambiental e trazer mais debates acerca deste cenário do Nordeste.  De acordo com o represente legal da instituição “Esse foi um evento estratégico para fortalecer cada vez mais os movimentos e articulações socioambientais na região. Buscamos apoiar, incentivar e trazer os jovens para o debate socioambiental, proporcionando uma troca de conhecimento. É um movimento, uma articulação que deve vir dos jovens para os jovens”, ressaltou Renato.   

MAIS POSTS