Projeto Círculos em Movimento conclui último ciclo formativo

O projeto Círculos em Movimento – Construindo Comunidades Escolares Restaurativas finalizou o último módulo nesta quinta, 28 de outubro. A iniciativa nasceu a partir da parceria entre o Instituto Terre des Hommes do Brasil (TDH Brasil) e a Escola da Magistratura da AJURIS (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul), tendo como parceiros apoiadores o SESI e a Unesco / Criança Esperança.

A formação proporciona a prática dos Círculos de Construção de Paz, tendo por base o manual de práticas de mesmo nome, elaborado pelas professoras americanas, Kay Pranis e Carolyn Boyes Watson. A proposta é difundir a potência da metodologia no contexto escolar, produzindo projetos de prevenção e solução de conflitos, com o objetivo de difundir a Justiça Restaurativa e a Cultura de Paz.

Em outubro de 2021, o projeto chegou ao seu ciclo prático, após formação básica realizada em agosto e setembro. As aulas acontecem por meio de uma plataforma virtual, onde as pessoas podem ter acesso às aulas e aos materiais de apoio pedagógico. Para uma maior interação, o projeto disponibiliza aulas síncronas (transmitidas ao vivo) e aulas assíncronas com gravações das aulas, além de materiais de apoio para cada unidade estudada.

O projeto Círculos em Movimento acredita que as práticas circulares promovem desenvolvimento de um ser humano protagonista na sua vida em sociedade. Renato Pedrosa explicita a importância dos parceiros da TDH Brasil neste projeto:

“Agradecemos o apoio do Criança Esperança e da Unesco, além da valiosa parceria com a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul que vem possibilitando disseminar o paradigma restaurativo nas escolas brasileiras, criando ambiência para escolas possam prevenir e proteger crianças e adolescentes da violência, ao mesmo tempo promove uma cultura de paz”.

Os vídeos com as aulas do percurso formativo, assim como os testemunhos e outros materiais de apoio continuam na plataforma Círculos em Movimento. Acesse aqui

MAIS POSTS