Rede une jovens para articular e definir ações para um Nordeste mais sustentável em 2024

O encontro reuniu 25 representantes dos coletivos integrantes da Rede Reaver de Fortaleza. A ideia é formar esses jovens para atuar nos espaços sociais e políticos

Foto: TdH

É preciso dar voz e decisões para que os próprios jovens e adolescentes tornem-se agentes de mudança em nossa sociedade. Como já dizia o Secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, “O jovem é o presente. O mundo precisa mais do que nunca deles”. Nesse contexto, no sábado, 13, na Palhoça Terapêutica do Movimento de Saúde Mental do Bom Jardim, ocorreu o primeiro encontro para o planejamento das intervenções de 2024 da Rede Reaver.

O encontro definiu as ações de debates e políticas concretas, resilientes e sustentáveis a serem pautadas a nível Nordeste para o ano 2024, dado sequência ao desenho da Reaver, ocorrida nos dias 15 a 17 de dezembro de 2023. “Em um dia, concluímos com os adolescentes e jovens da Reaver o planejamento das ações de 2024. Nos unimos para definir as prioridades na linha de incidência política, capacitação/formação e comunicação”, destacou o presidente do Instituto Terre des Hommes (TdH) Brasil, Renato Pedrosa.

As iniciativas estão em sintonia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, no qual buscam um futuro mais justo, equitativo e acima de tudo, sustentável. O momento também contou com vivências e terapias integrativas.

Foto: TdH

Na ocasião foram reunidos 25 jovens representantes oficiais dos coletivos integrantes da Rede. A ideia é formar esses jovens para atuar nos espaços sociais e políticos, fazendo com que ele possa contribuir com a sua ideia, inovação e talento nas causas socioambientais. “Definimos como será o calendário do ano. Tivemos um momento para conversar e ver quais as intenções dos coletivos, as prioridades do nosso grupo. Eu achei legal a dinâmica. Todo mundo participou e se envolveu, foi bem interativo. Espero que tenham mais momentos como esse”, comentou o jovem Andryus Alex da Silva, integrante da Rede Reaver.

A técnica em protagonismo e incidência política, Vanessa Feitosa comentou acerca do momento. “Foi muito rico, de muito trabalho, de muita aprendizagem e diversão também. Com um objetivo maior, de melhorar a saúde ambiental no nosso estado, na nossa cidade”, destacou.

O que ficou definido

Construído e direcionado pelos próprios jovens da Reaver, ficou definido, na reunião de planejamento de ações de 2024 da Reaver, a criação de três comissões e consequentemente a escolha dos seus integrantes. São elas: a linha de incidência política, capacitação/formação e comunicação.

A incidência política é a atuação do jovem em frente as políticas públicas voltadas para a saúde ambiental. O eixo capacitação/formação abrange o desenvolvimento e participação em seminários, oficinas e rodas e conversa. Já a Comunicação é a forma como essas ações podem ser comunicadas para a sociedade e quais as melhores formas de se comunicar.

Por fim, um cronograma de atividades será criado para priorizar as opções que os participantes acreditam serem as mais importantes.

Foto: TdH

Sobre o Projeto de Saúde Ambiental

O encontro é uma realização do Instituto Terre des Hommes (TdH) Brasil, da Reaver, com apoio da Kindernothilfe (KNH), do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanhha (BMZ) e Movimento de Saúde Mental do Bom Jardim, local onde foi realizado o encontro. A ação faz parte do projeto “Adolescentes e jovens como protagonistas da saúde ambiental no nordeste do Brasil”, iniciado em agosto de 2023 pelo Instituto TdH e cuja duração se estende até o início de 2027.

O projeto busca “sensibilizar a sociedade para as condições de risco social e pessoal das crianças, dos adolescentes e dos jovens e lutar pela melhoria das suas condições de vida através de assistência direta, de projetos de formação e de informação, de incidência política e de outros meios adequado”. A primeira etapa ocorreu durante o acampamento ambiental, que contou com a presença de quase 60 jovens de Fortaleza, Caucaia e Aracati, engajados em causas sociais com foco no meio ambiente. Em março, no Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas foi realizado o lançamento oficial da Rede Reaver.

Foto: TdH

Para esta segunda etapa, houve a realização do encontro para definir as intervenções de 2024. Ao final do evento, a taxa de aceitação e abordagem do conteúdo foi de 100% entre os participantes. O resultado mostra uma compreensão aprofundada sobre o tema em discussão. Além disso, 90% dos presentes reconheceram que o evento teve um impacto positivo, contribuindo significativamente para o aprimoramento das suas intervenções futuras. Estes indicadores refletem não apenas o sucesso do I Encontro da Reaver, mas também a sua efetividade na promoção do desenvolvimento e capacitação dos jovens participantes.

Ficou interessado em compor a Rede? Jovens de 12 a 21 anos podem se cadastrar no site www.redereaver.org. Para mais informações, entre em contato conosco através do e-mail contato@reavernordeste.org.

MAIS POSTS