Jovem do projeto Instituto TDH participa de intercâmbio nacional focado em liderança juvenil

O estudante do Mucuripe da Paz está entre os 100 selecionados do programa Liderança Jovem 

O Instituto Terre des Hommes Brasil teve o jovem Yago Saldanha, selecionado no intercâmbio nacional “Liderança Jovem”, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Juventude. O estudante, vive uma imersão de oito semanas em Campo Grande – MS, para o acompanhamento de projetos sociais em ONG’S, e desenvolvimento pessoal de sua liderança.

O estudante integra um grupo de 100 jovens, que para garantir uma vaga no edital foram submetidos à seleção com etapa única, de caráter classificatório e eliminatório. O processo seletivo ocorreu durante o mês de janeiro, e o jovem revela sobre emoção ao descobrir sua aprovação no intercâmbio.

“O sentimento de passar [na seleção] foi inacreditável, não soube como reagir”, destaca Yago. 

O custeio do jovem durante a estadia em Campo Grande – MS, será financiado pela prefeitura com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiador do edital. Ao término do intercâmbio, o jovem participante será responsável por desenvolver uma ação de intervenção em sua própria comunidade, tendo como base a experiência vivida. Sobre a oportunidade, ele destaca que pretende incorporar os conhecimentos adquiridos no crescimento pessoal. 

“A ideia de conhecer lugares e pessoas novas, é uma vivência que vai me fazer crescer, tanto quanto pessoa, como também dentro dos projetos”, aponta.

O estudante atua desde 2018 em atividades voltadas para o Protagonismo Juvenil no Projeto Mucuripe da Paz, e compõe um grupo de adolescentes e jovens, acompanhados pelo Instituto TDH, na realização de atividades voltadas para a cultura de paz e prevenção da violência contra crianças e adolescentes no território da Regional II, em Fortaleza.

Evelyne Lima, técnica TDH responsável pelo acompanhamento do intercambista, relembra sobre o processo de desenvolvimento do jovem dentro da instituição. 

“[..] Yago participou de debates comunitários, rodas de conversa, ações de distribuição de cestas básicas e materiais de limpeza e pedagógicos para famílias durante o período mais intenso da Pandemia, além de ser facilitador de Círculos de Construção de Paz, entre tantas outras atividades. E, foi através dessas ações todas que ele tem chegado onde está e temos certeza que irá mais longe ainda”, declara Evelyne.

Yago Saldanha e Evelyne Lima, técnica TDH responsavel pelo acompanhamento do jovem

Renato Pedrosa, presidente do Instituto Terre des Hommes fala sobre a importância da atuação de jovens como Yago.

“Em todos os projetos desenvolvidos por TDH Brasil o protagonismo juvenil se faz presente, pois acreditamos no potencial, nas capacidades, habilidades e inovações da juventude”, conclui.

A trajetória de Yago é marcada pelo desenvolvimento interpessoal do jovem, e a intensa atuação junto às ações promovidas pelo Instituto Terre des Hommes Brasil. Ele comenta sobre como a instituição mudou sua vida para melhor.

“Se não fosse o TDH, e o Mucuripe da Paz eu não conseguiria nem falar em público. Acho que me ajudou muito a crescer, e me estimulou a querer saber mais sobre tudo um pouco. E, sobre o intercâmbio, e as outras vivências que tive junto, o TDH fez eu querer viver mais um intercâmbio”, aponta.

MAIS POSTS