TDH Brasil participa da websérie documental “Infâncias, Cidade e Meio ambiente”

Você já pensou sobre a importância da cidade e do contato com a natureza para o desenvolvimento das crianças? Já observou como a relação com uma cidade amiga da criança pode proporcionar estímulos saudáveis e entendimento espaço-temporal na infância? O Instituto da Infância (Ifan) lançou, no último 29 de julho, a websérie documental “Infâncias, Cidade e Meio ambiente”, propondo novos olhares sobre infância e cidade.

O presidente da TDH Brasil, Renato Pedrosa, participa do terceiro episódio da série, conversando sobre a qualidade da infância no Grande Mucuripe. Ele questiona as vulnerabilidades sociais que estão colocadas para a região, caracterizada pela atividade turística, especulação imobiliária e concentração de hotéis de luxo. Ele aponta os dados da análise situacional, realizada em 2015 pela TDH, na qual 50% das crianças entrevistadas afirmaram não se sentirem seguras em viver no Grande Mucuripe.

“A infância no Grande Mucuripe, apesar de estar muito próximo da orla, onde você convive com prédios altamente luxuosos, alta concentração de renda, um setor muito turístico ali no Grande Mucuripe, mas ao mesmo tempo você tem crianças fora da escola, vivendo numa situação de moradia extremamente precária”, questiona o presidente da TDH Brasil.

“Infâncias, Cidade e Meio ambiente”

A websérie é uma das realizações da Ação Olhares Eco Protetores, que integra o Projeto Primeira Infância é Prioridade, executado pelo Instituto da Infância em parceria com a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), ANDI – Comunicação e Direitos, e patrocinado pela Petrobras. Os episódios podem ser assistidos no canal do YouTube do Ifan e no Instagram do Instituto.

Alana Aragão, arquiteta e gerente do Projeto Primeira Infância é Prioridade – Ação Olhares Eco Protetores, explica que a produção tem por objetivo compartilhar relatos de especialistas de diferentes áreas que contribuem ativamente para garantir experiências lúdicas, saudáveis e seguras às crianças que vivem nas cidades brasileiras.

“Infâncias, Cidade e Meio ambiente” tem quatro episódios com cinco minutos de duração cada um. O primeiro aborda o confinamento da infância observado na modernidade e explica porque as crianças precisam de experiências em espaços públicos e na natureza. O segundo episódio faz uma análise da paisagem urbana e natural da cidade de Fortaleza, além de refletir sobre a oferta de espaços para a criança na capital cearense.

O episódio de número três passeia sobre aspectos territoriais e sociais do Grande Mucuripe. O quarto e último episódio destaca a necessidade de se ouvir as crianças na elaboração dos planejamentos urbanos das cidades e narra experiências inspiradoras que Fortaleza (CE) e Jundiaí (SP) sediaram neste sentido.

– – –

Episódio 01

A cidade e o meio ambiente de qualidade são direitos das crianças. Atualmente, grande parte da população brasileira vive em centros urbanos, e a pergunta que não cala é: como fica a interação da criança com a natureza? Por que vivências em cenários naturais são importantes? É esta a reflexão lançada pelo 1º episódio da websérie.

Episódio 02

O 2º episódio da websérie jornalístico-documental Infâncias, Cidade e Meio ambiente convida a um olhar sobre o urbano e o natural para a infância na capital cearense.

Episódio 03

O 3º episódio reflete sobre a qualidade dessa infância e sobre sua relação com os espaços públicos da localidade. Também apresenta as oficinas Caminhos Lúdicos do Grande Mucuripe (realizadas em junho de 2021 pela Ação Olhares Eco Protetores), iniciativa que convidou meninos e meninas da região a pensarem sobre o espaço urbano e o espaço natural de seus bairros.

Episódio 04

O 4º e último episódio da websérie jornalístico-documental Infâncias, Cidade e Meio ambiente compartilha exemplos de iniciativas inspiradoras de escuta das crianças sobre a composição urbana e ambiental das cidades que foram realizadas em Fortaleza (CE) e Jundiaí (SP).

Participe

Existem diversos meios de apoiar o nosso trabalho.

Seja Financiador
Ajude-nos a melhorar o futuro de milhares de crianças e adolescentes
Seja Doador
Crie mais oportunidades para crianças e adolescentes em todo o Brasil
Seja Voluntário
Suas habilidades são valiosas, use-as para ajudar crianças e adolescentes
Seja Parceiro
Encoraje-nos a continuar trabalhando em favor da infância e da juventude