Rede Reaver é lançada por Jovens no Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

 

Integrantes da rede Reaver, ativistas, entidades políticas e organizações da sociedade civil no lançamento oficial da Rede Reaver, no Cuca do Mondubim, em Fortaleza. (Foto: Fernando Nascimento)

No último sábado, 16 de março, Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, foi marcado por um evento significativo para a juventude nordestina: o lançamento da Rede Ambiental de Valorização de Ecossistemas em Restauração – Reaver.

Com o objetivo de impulsionar, envolver, conscientizar e mobilizar a juventude para a relevância da luta pela a preservação ambiental e o bem-estar das comunidades, o evento foi o ponto de partida para dar início a demais projetos da rede. 

Representantes políticos, líderes comunitários dos coletivos: Pantanal em ação; Revide; Meraki do Gueto; Amorbase; OAS; Liga Acadêmica de Ecologia e Conservação; Alium Resistência; CJMAPI e a Brigada da Natureza, representando a ONG Aquasi, assim como jovens entusiastas da causa ambiental e social, marcaram presença no evento.

O evento contou com uma programação toda voltada para o público jovem com palestras e debates políticos acerca das problemáticas ambientais, apresentações artísticas como rap e teatro, finalizando com um cortejo da Brigada da Natureza pelas instalações do equipamento e entrega de folders informativos para os jovens que estavam em atividade no Cuca do Mondubim, em Fortaleza.

Projeto Brigada da Natureza da ONG Aquasis, no lançamento da Rede Reaver. (Foto: Fernando Nascimento)

A Reaver é uma Rede criada e conduzida por jovens e adolescentes que a integram. Na ocasião, o presidente de Tdh no Brasil ressaltou acerca da alegria e satisfação de poder ver a juventude em ação. “É muito bonito poder ver o potencial que essa juventude tem. Todo evento foi pensado, planejado e conduzido por eles. De fato, é realmente gratificante para o Instituto Terre des Hommes e para a KNH e a BMZ, a que nos apoia. Então queríamos agradecer a todas as pessoas que apostam nesse trabalho de saúde ambiental”, comentou.

Em sua fala, Carla Nayra, integrante do coletivo Pantanal em Ação, destacou acerca da importância de trazer assuntos da temática ambiental para crianças, jovens e adolescentes. “O planeta é de todos nós, é a nossa casa. Temos que debater esse assunto para todos os jovens, crianças e adolescentes, por que eles não são só o nosso futuro, mas são também o nosso presente”, destacou. 

Cristiellen Rodrigues, Arquiteta e Urbanista abordou sobre a classificação do que é racismo ambiental e como ele haja no território fortalezense. “Na maioria das favelas é onde estão as áreas de maior vulnerabilidade ambiental. Áreas que são mais suscetíveis a alagamento, a buracos na rua e a falta de saneamento básico. Isso é racismo ambiental. É preciso que nós, jovens, possamos nos unir cada vez mais e lutar por melhorias e qualidade de vida. Nos organizando coletivamente, a partir dos nossos direitos constitucionais, da legislação vigente a fim de garantir melhorias tanto na escala urbana como na ambiental”, disse.

Mario França, do grupo Égide – Elos de proteção, comentou sobre a importância desse dia tão significativo e a importância da participação da juventude. “Estar aqui hoje, no lançamento da Reaver, é muito importante pra mim, por que é uma ideia se concretizando. A gente vai continuar trabalhando no GT da Reaver na luta por melhores qualidades referente a saúde ambiental no Nordeste. A gente vê o que está acontecendo no Brasil e no mundo, as mudanças climáticas estão afetando a todos e a gente precisa da juventude em si, mas também da sociedade em geral para trabalhar sobre a educação ambiental”, finalizou.

Renato Pedrosa, presidente da Instituição Terre des Hommes Brasil. (Foto: Fernando Nascimento)

Sobre a Rede Reaver

A Rede Ambiental de Valorização de Ecossistemas em Restauração (Reaver) é o resultado da união de adolescentes e jovens do Nordeste que fortalecem a luta socioambiental, semeando o sonho de uma vida integrada com a natureza e o respeito à diversidade.

A rede conta com a participação de jovens e adolescente envolvidos na causa, e tem como missão de cativar, conscientizar e articular a juventude sobre a importância da luta socioambiental, em busca de garantir saúde ambiental para adolescentes e jovens no nordeste do Brasil.

A Reaver busca abranger principalmente dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O 12º objetivo que é “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis” e o 13º Objetivo que é “Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos”. Ambos referem à necessidade de sensibilização de diversos setores sociais para o alcance de mudanças no sentido de maior integração da vida humana com os recursos naturais. Tendo em vista que tais objetivos estão conectados com os desafios de desenvolvimento enfrentados por boa parte da população brasileira, inclusive os jovens que compõem a rede, há aderência ainda aos ODS 1, 6, 10, 14 e 15.

Nós acreditamos no poder da juventude para transformar o mundo, tornando o jovem protagonista dessas ações. Para isso, promovemos capacitação com cursos, palestras e intervenções ambientais.

O projeto é desenvolvido por TdH Brasil, com apoio da Kindernothilfe e Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanhha (BMZ).

Representantes dos Coletivos integrantes da Rede Reaver. (Foto: Patrícia Pires)

Na ocasião, mais de 100 pessoas estiveram presentes participando efetivamente do evento, dentre eles integrantes da rede Reaver, ativistas, entidades políticas e organizações da sociedade civil. E para aqueles que não puderem comparecer ao lançamento da Rede Reaver, foi realizado uma transmissão ao vivo pelo Youtube e também pelo Instagra da de TdH Brasil, no qual contou com a participação de 700 pessoas, até a última atualização feita no dia 18 de março de 2024.

 

Você, jovem ou adolescente entre 18 e 21 anos, quer se juntar ao time da Reaver? Mantenha contato com a gente! Siga os nossos canais oficias:

Instagram: @tdhbrasil | @redereaver

Site:  www.reavernordeste.org

 

MAIS POSTS